Zerozero
·18 septembre 2025
Rui Costa e a contratação de Mourinho: «Dificilmente encontraríamos um currículo mais vasto»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 septembre 2025
Na apresentação de José Mourinho como novo treinador do Benfica, Rui Costa deixou as boas-vindas ao técnico e explicou as razões que levaram a esta contratação.
Mensagem inicial: «Era o nosso desejo ter o treinador fechado antes do jogo na Vila das Aves. Dispensa apresentações e para nós é um grande orgulho e honra. É um dos treinadores mais bem conceituados a nível mundial e está de regresso a uma casa que conheça. Pretendíamos um treinador com um currículo ganhador. Dificilmente encontraríamos um currículo mais vasto.»
Foi difícil o processo de contratação: «Fácil nunca é contratar um treinador desta envergadura. Foi um privilégio enorme perceber de imediato a vontade de José Mourinho em rumar ao Benfica. Deu-nos ainda mais força para acharmos que estávamos com a pessoa certa. Ficámos honrados e facilitou a escolha. Foi um processo mais rápido por isso.»
José Mourinho é um trunfo eleitoral?: «Estou aqui como presidente do Benfica e estou a escolher um treinador para o futuro do clube. Faz-me um pouco confusão a utilização desses termos. A minha responsabilidade como presidente e fazer o que acho melhor para o clube, em qualquer circunstância. A nossa única visão foi achar que José Mourinho tem todos os pergaminhos para ser treinador do Benfica.»
Há alguma cláusula para proteger um futuro presidente que não queira José Mourinho?: «Agradeço ao mister, não são cláusulas tão vulgares no futebol. Há uma cláusula no final da temporada que deixa a possibilidade de quem estiver a liderar o clube de continuar ou não com o treinador. Estamos a contratar para o Benifca um treinador que não é indiferente ao nível mundial, trata-se de um dos nomes mais conceituados ao nível mundial.»
Papel de Mário Branco na contratação: «Todos têm um papel importante na estrutura do Benfica, mas José Mourinho não é uma escolha tão difícil como isso.»
Quem tem tido responsabilidades nos últimos anos?: «Nunca deixei de assumir as minhas responsabilidades. O primeiro responsável serei sempre eu porque sou eu quem escolhe os treinadores. Estou grato aos treinadores que trabalharam comigo nestes quatro anos, mas é a vida no futebol. Em países latinos nem sempre se consegue ter treinadores a longo prazo.»
«Schmidt foi campeão, mas não teve o sucesso que esperávamos que tivesse, Lage começou com a época em andamento. Procuro dar esta continuidade aos treinadores, até entendermos que alguma coisa tem de mudar.»