Hugogil.pt
·5 septembre 2025
Rui Gomes da Silva acusa Noronha de boicotar voto eletrónico

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·5 septembre 2025
“Manter tudo igual, ou pior, será também votar João Noronha Lopes.” “Para além do seu desconhecimento total do que é o mundo do futebol…João Noronha Lopes foi o grande responsável pela inexistência da reforma do voto electrónico em 2020”. “Propus – então – uma reforma total desse sistema, como anunciei publicamente, e João Noronha Lopes (ou quem o representava), apesar de anunciar que queria mudanças, boicotou tudo nas reuniões com o Presidente da Assembleia Geral.
Por isso não me surpreende que, em 2025, seja ele, novamente, o principal obstáculo a que todos votem e que exista um sistema fiável, controlado por todos os candidatos e pela MAG, e que dê aos sócios aquilo que ninguém tem legitimidade para lhes negar: o voto.”
“O mesmo que, em 2025, tal como em 2020, também “apregoa” que quer debater ideias, mas foge a todas as tentativas de debate.
Vendo as suas entrevistas neste período de pré-campanha, entende-se essa fuga ao debate. Há um sentimento de “vergonha alheia” que nos assalta, ao ver as figuras que faz, do desnorte que de si se apodera, em tantos momentos. Vemos a dependência de papéis para passar uma ideia que seja e da necessidade de “entrevistadores amigos” que lhe permitam debitar o que traz decorado, sem contraditório, sem perguntas que repisem qualquer tema … sem perturbar “aquela cabeça” que se limita a repetir o que a máquina de campanha lhe diz para repetir, sem sequer perceber o que está a afirmar.”
“Todos os sócios têm o direito de votar e escolher o futuro do Sport Lisboa e Benfica.
Legitimidade foi o ponto de partida para o exercício dos seus cargos por todos os grandes presidentes da história do SL Benfica!!!
Tivemos dirigentes que recusaram tomar posse por se sentirem pouco legitimados com os resultados, mesmo tendo votos para tal!
Por isso, mais importante que um qualquer apelo ao voto em A ou o não voto em B, é exigir que a democracia e o seu bem mais precioso, o voto, não vos seja subtraído por uma elite que se julga mais importante que os outros.
Não podemos aceitar que um grupo de sócios tente reduzir a participação dos Sócios, pela restrição do voto a apenas alguns, como a única oportunidade de vencer uma eleição.
Os candidatos que sejam aprovados pela Mesa da Assembleia Geral do SL Benfica (e não pré-candidatos como são todos hoje) têm o dever de criar condições para que TODOS OS SÓCIOS possam votar.
Negar o voto é negar a DEMOCRACIA. Negar a democracia é NEGAR OS VALORES DO SL BENFICA.
Sem desculpas para limitar o voto, mas antes dando todas as condições para que o voto, exercido eletronicamente em todo o mundo, seja sério e auditado, de forma a não deixar dúvidas sobre a sua veracidade (ao contrário do que aconteceu em 2020).
Saúdo por isso o Presidente da Assembleia Geral por querer caminhar nesse sentido, por se assumir como um fator de defesa da Democracia no SLB e da LEGITIMIDADE dos eleitos e defender o direito inalienável dos sócios de poderem VOTAR.”