Zerozero
·25 janvier 2026
Sabe há quanto tempo um jogador de 17 anos não marcava pelo Benfica?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·25 janvier 2026

O Benfica tem produzido vários jovens talentos ao longo de toda a sua história. É um facto. Apesar disso, os adeptos e apoiantes do clube encarnado tiveram de esperar boas décadas para voltar a ver um jogador menor de idade marcar um golo de águia ao peito. 50 anos separam o golo de Chalana, em 1976, e o tento de Anísio Cabral, que fechou as contas da vitória benfiquista sobre o Estrela da Amadora (4-0).
Fernando Chalana, o pequeno mágico, tinha 17 anos e quatro meses quando decorria a época 1976/1977. Nessa temporada, Chalanix fez o seu primeiro golo de águia ao peito, na 4.ª jornada do principal escalão do futebol português, no triunfo caseiro sobre a Académica. Cinco décadas depois, uma vez mais no reduto das águias, Anísio Cabral conquista um tento que o deixa eternizado na história do clube.
O jovem avançado junta-se a um lote restrito de atletas encarnados: José Pimenta (o primeiro a marcar antes da maioridade), Ricardo Freire - o mais novo a alcançar o feito (17 anos e 20 dias) -, Espírito Santo, Teixeirinha e, como referido anteriormente, Chalana.
No dia em que fez o seu primeiro golo pela equipa principal do Benfica, Anísio Cabral tinha 17 anos e sete meses, sendo o segundo mais velho da lista de jogadores que conseguiram festejar um golo da sua autoria antes dos 18 anos.
Outro dado curioso é que o jovem ponta de lança conseguiu deixar a sua marca logo na sua estreia pela equipa principal, algo que não é muito comum na carreira da grande maioria dos atletas. Anísio Cabral, jogador que já havia brilhado na final da última edição do Mundial de sub-17, ao marcar o golo da vitória lusa, volta uma vez mais a fazer barulho, agora no principal escalão do futebol português.









































