Coluna do Fla
·25 décembre 2025
SAF do Palmeiras? Vasco negocia venda para filho de dono da Crefisa; presidente do Fla faz previsão sobre o tema

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·25 décembre 2025

Vice da Copa do Brasil e em crise financeira, o Vasco está próximo de ser Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em porcentagem maior do que a atual. A empresa interessada é de Marcos Faria Lamacchia, filho de José Lamacchia, marido de Leila Pereira, presidente do Palmeiras. O casal é dono da Crefisa.
Atualmente, o Vasco é parcialmente SAF. Afinal, 31% é da empresa 777. Além disso, 30% pertencem ao clube associativo, e 39% estão em discussão na arbitragem. Para vender parte à empresa do filho do dono da Crefisa, o rival terá de encontrar um acordo.
Na segunda-feira (23), durante reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo, o presidente do clube falou sobre as SAFs. Luiz Eduardo Baptista, o Bap, garantiu que o Rubro-Negro jamais virará uma Sociedade Anônima e prevê que todos os clubes, menos o Mais Querido, seguirão o caminho da ‘venda’ em breve.
— Eu acredito que, em 2029, o único time que não será SAF será o Flamengo. Isso é o que eu acredito. Eu vejo muitos dirigentes de clube tocando clubes de maneira leniente, para piorar o resultado, para dizer: ‘olha para o Flamengo, como vou competir com esses FDP’s?. Só se eu virar SAF. Tenho investidor e, para deleite de vocês, estou aqui para ser o CEO da SAF’ —, falou Bap.
O Flamengo é resistência quando o assunto é SAF no Rio de Janeiro. Isso porque, o Vasco negocia com o filho do dono da Crefisa e já tem porcentagem com a 777. Já o Botafogo é liderado pelo norte-americano John Textor. Por fim, o Fluminense possui uma proposta na mesa da Lazuli Partners e LZ Sports e convocará os sócios para debater o assunto.









































