Revista Colorada
·20 février 2026
SAF no Inter? Consultoria prepara resposta após análise financeira

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·20 février 2026

Na temporada passada, diante das altas dívidas e da grave situação financeira, o Internacional tomou uma importante decisão. Um grupo de dirigentes e ex-presidentes foi organizado para debater opções para o futuro do Colorado. Além disso, uma consultoria foi contratada para apresentar um relatório com ideias para recuperar as contas do Beira-Rio.
O prazo inicial para a entrega da análise era dezembro, mas precisou ser adiado para fevereiro visando uma avaliação mais detalhada e profunda. Desta forma, a expectativa é que até o final do mês o debate seja levado até o Conselho Deliberativo, principalmente após um diagnóstico preliminar ser enviado.
Conforme detalhes divulgados pelo jornal “Correio do Povo”, a “Alvarez & Marsal”, consultoria contratada pelo Internacional, já enviou uma versão preliminar do diagnóstico para o comitê técnico responsável pelo acompanhamento dos estudos. Mais de uma solução foi apresentada, mas a principal sugestão acabou chamando a atenção.
Isso porque, na leitura da empresa, o primeiro passo do Colorado precisa ser reorganizar as finanças, com a tendência de um pedido de recuperação judicial, assim como fez o Vasco da Gama. Já a segunda parte do plano indicado seria ampliar o debate sobre a transição para um modelo de SAF, mas apenas após se reestruturar, para garantir uma venda nas melhores condições.
Contudo, como sabe que grande parte dos conselheiros do Internacional não apoiam a adoção de uma SAF, outra alternativa foi citada. Trata-se da possibilidade de financiamento mantendo o modelo associativo. Neste cenário, seria necessário encontrar mecanismos de captação de recursos, além de aprimorar a governança, focando na eficiência administrativa à longo prazo.
Após esse primeiro passo, o tema deverá ser levado ao Conselho Deliberativo, que será responsável por debater os caminhos propostos e definir qual modelo será seguido nos próximos anos pelo Colorado. A meta é que o próximo presidente do Internacional, que irá suceder Alessandro Barcellos, siga o plano, independente de eventuais divergências políticas.
Direct









































