Glorioso 1904
·19 février 2026
Saiba o que consiste o gesto raro que suspendeu o Benfica - Real Madrid

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·19 février 2026

No encontro entre o Benfica e o Real Madrid (1-0 para os "merengues"). Após marcar, Vinícius Júnior recebeu cartão amarelo nos festejos e, antes da reposição da bola em jogo, queixou-se de ter sido insultado por Gianluca Prestianni, alegadamente chamado de “mono”(Macaco em espanhol).O árbitro François Letexier assinalou de imediato o gesto em ‘X’ com os braços e interrompeu a partida.
Seguiu-se um período de cerca de 10 minutos de paragem, entre os 50 e os 60 minutos, marcado por grande confusão dentro de campo e nos bancos. A partida foi retomada, sem ser necessário aplicar as três etapas do protocolo antirracismo.
O protocolo antirracismo foi criado pela FIFA em 2024 e estabelece um procedimento em três fases para lidar com alegados comportamentos discriminatórios durante os jogos. Na primeira fase, o árbitro interrompe imediatamente a partida após denúncia — que pode partir da vítima, do capitão, das equipas técnicas, do promotor do jogo ou ser detetada pelo próprio juíz — e é emitido um aviso aos espetadores explicando o motivo da paragem. Foi a única a ser utilizada na última terça-feira.
Se o comportamento persistir, entra em ação a segunda etapa, que prevê a suspensão temporária do encontro e o recolher das equipas aos balneários. Caso a situação continue após o recomeço, a terceira fase permite ao árbitro terminar definitivamente a partida, depois de consultar as autoridades de segurança e os delegados da competição e dos clubes.
Vale lembrar que após o encontro, as reações foram duras. Vinícius escreveu nas redes sociais que “racistas são, acima de tudo, cobardes”, enquanto Kylian Mbappé classificou Prestianni como “racista de m****” e defendeu que casos desta gravidade devem ser analisados pela UEFA, sublinhando que “não podemos aceitar que um jogador assim jogue na Champions”.









































