![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·6 février 2025
Santos cede empate ao Botafogo-SP na Vila e frustra reestreia de Neymar
![Image de l'article :Santos cede empate ao Botafogo-SP na Vila e frustra reestreia de Neymar](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F02%2F000_36X69MT.webp)
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·6 février 2025
A reestreia de Neymar não foi como o torcedor do Santos imaginava. Mesmo com um a mais por mais de 20 minutos, o Peixe ficou apenas no empate de 1 a 1 com o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Tiquinho Soares colocou o mandantes na frente, enquanto Alexandre Jesus empatou para os visitantes, que têm uma das piores campanhas do torneio.
Neymar entrou logo na volta do intervalo, no lugar de Gabriel Bontempo. O momento foi de muita festa no Urbano Caldeira. Os torcedores foram à loucura na arquibancada e fogos de artifício foram estourados. Dentro de campo, o camisa 10 mostrou muita vontade. Ele participou bastante das ações ofensivas, distribuiu bons passes e quase marcou em um chute de canhota, mas parou em defesa do goleiro.
Neymar está de volta ao Alvinegro Praiano após 12 anos. A primeira passagem foi de 2009 até 2013. Ao todo, foram 225 jogos e 136 gols pelo clube paulista, além de um título da Libertadores, marcando na final, um da Copa do Brasil e três do Campeonato Paulista. O atacante assinou um vínculo válido até o final de junho com o Peixe.
Com o empate, o Santos aparece na liderança do Grupo B do Paulistão, com oito pontos, um a mais que o Guarani, que está em segundo. Portuguesa, com seis, e Red Bull Bragantino, com cinco, completam a chave.
A Pantera, por sua vez, segue na lanterna do Grupo A, sem vencer na competição, com quaro pontos. A chave tem o Corinthians líder, com 18 pontos, o Mirassol em segundo (15) e a Inter de Limeira em terceiro (cinco).
O Santos volta a campo no próximo domingo, quando visita o Novorizontino, pela oitava rodada do Estadual. A bola rola no gramado do Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi a partir das 16 horas (de Brasília). No sábado, às 16 horas, o Botafogo-SP recebe o Velo Clube.
O jogo
Mesmo com toda a festa na Vila Belmiro, o Santos não começou bem a partida. O time apresentou dificuldades para armar jogadas e demorou para levar perigo.
Do outro lado, o Botafogo-SP tentou aproveitar o momento de instabilidade dos mandantes para assustar. A primeira oportunidade de gol, aliás, foi do clube de Ribeirão Preto. Alexandre Jesus pegou a sobra na entrada da área e finalizou para a defesa de Brazão.
Aos poucos, o Peixe foi se soltando e chegando um pouco mais no ataque, especialmente com Guilherme, pela esquerda. Aos 18, o atacante achou bom passe para Rincon, que chutou por cima. Na sequência, o camisa 11 arriscou em cobrança de falta e parou em boa defesa de João Carlos.
Já aos 32, Guilherme disparou pela esquerda e, na linha de fundo, tentou o cruzamento, mas a bola parou na mão de Wallison. O árbitro foi chamado para rever o lance no VAR e marcou o pênalti. Na cobrança, Tiquinho Soares deslocou o arqueiro e marcou o seu primeiro tento com a camisa alvinegra.
Instantes depois, quase saiu o segundo. Rincón ficou com liberdade na intermediária e arrematou no travessão.
Na reta final do primeiro tempo, o Botafogo-SP quase empatou. Com 43 minutos, Silvinho aproveitou a sobra na área e bateu cruzado. A bola passou raspando a trave e saiu pela linha de fundo. No lance seguinte, Jonathan Cafú tentou de bicicleta e mandou pelo lado.
2º tempo
Na volta do intervalo, a Vila Belmiro incendiou. Neymar entrou em campo no lugar de Bontempo. E o atacante começou a sua segunda passagem pelo Santos querendo jogo. Logo no começo, o camisa 10 arriscou em cobrança de falta e parou na barreira. No escanteio, ele mesmo cobrou e viu Guilherme carimbar a trave.
Do outro lado, o Botafogo quase empatou aos 13 minutos. Silvinho foi acionado na esquerda, invadiu a área e tocou por cobertura. A bola bateu no travessão e saiu.
O Peixe respondeu com Neymar. O jogador de 33 anos recebeu na ponta da área, costurou a marcação e, de canhota, soltou uma pancada para a ótima defesa de João Carlos.
Já aos 21 minutos, saiu o gol de empate dos visitantes. Alexandre Jesus subiu sozinho após cobrança de escanteio e testou firme para o fundo da rede.
A partir de então, o Peixe tentou se lançar ao ataque. Aos 25, os mandantes ficaram com um a mais em campo após Wallison receber o segundo amarelo e ser expulso.
Em vantagem numérica, a pressão cresceu ainda mais. Com o relógio marcando 37 minutos, Guilherme fintou a defesa e chutou no poste. Na sequência, Neymar recebeu na intermediária e finalizou por cima. Depois, Leo Godoy apareceu livre na área e cabeceou pelo lado.
Nos acréscimos, Guilherme ainda teve uma chance de ouro de marcar. O camisa11 recebeu sozinho na área, porém isolou.
FICHA TÉCNICA SANTOS 1 X 1 BOTAFOGO-SP
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP) Data: 5 de fevereiro de 2025, quarta-feira Horário: às 21h35 (de Brasília) Árbitro: Matheus Delgado Candançan Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rafael Tadeu Alves de Souza VAR: Marcelo Henrique de Gois Público: 15.377 Renda: R$ 696.554,45 Cartões amarelos: Rincón, Pituca e Escobar (Santos); Edson, Alisson Cassiano, Gabriel Bispo (Botafogo-SP) Cartão vermelho: Wallison (Botafogo-SP)
GOLS: Tiquinho Soares, aos 37 do 1ºT (Santos); Alexandre Jesus, aos 21 do 2ºT (Botafogo-SP)
SANTOS: Gabriel Brazão; Leo Godoy, João Basso (Luisão), Luan Peres (Gil) e Escobar; Rincón (Luca Meirelles), Pituca e Soteldo (Thaciano); Bontempo (Neymar), Tiquinho e Guilherme. Técnico: Pedro Malta
BOTAFOGO-SP: João Carlos; Wallison, Alisson Cassiano, Ericson (João Costa) e Gabriel Risso; Edson, Gabriel Bispo (Jean Mangabeira) e Silvinho (Alisson); Leandro Maciel, Alexandre Jesus (Toró) e Jonathan Cafú (Douglas Baggio). Técnico: Márcio Zanardi