Jogada10
·25 février 2026
Santos paga dívida por João Basso e aguarda fim do transfer ban na Fifa

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·25 février 2026

O Santos acertou o pagamento da dívida pela compra do zagueiro João Basso junto ao Arouca (Portugal) e aguarda o fim do transfer ban na Fifa. O Peixe desembolsou 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 15,3 milhões na cotação atual) para encerrar imbróglio com os portugueses. Assim, a restrição na inscrição de novos jogadores deve cair nos próximos dias.
Ainda em maio de 2025, a Fifa condenou o Santos a pagar a dívida com o clube português. O clube, no entanto, recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que confirmou a decisão da entidade máxima do futebol apenas em janeiro deste ano. O Tribunal estipulou prazo de 45 dias para que a dívida fosse quitada.

Santos não pagou a contratação de João Basso (foto) e sofreu transfer ban na Fifa – Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Entretanto, no último dia 19 (quinta-feira), a Fifa publicou em seu site a punição ao Peixe, que estaria proibido de inscrever novos jogadores por três janelas de transferências. A decisão surpreendeu a direção do clube, que entendia o prazo máximo como até o dia 26. Agora, com o pagamento efetuado, o clube aguarda a retirada do seu nome da lista de clubes devedores.
Com a derrubada do transfer ban, o Santos deve inscrever nos próximos dias o meia Christian Oliva, vindo do Nacional (Uruguai). O jogador treina no clube já há alguns dias, para manter a forma física. Quando o nome do jogador figurar no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ele pode estrear pela equipe.









































