Gazeta Esportiva.com
·11 décembre 2025
Santos prioriza renovação de Neymar e traça planos para disputar quatro torneios em 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 décembre 2025

Com o fim da temporada e o alívio da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Santos já começou a traçar planos para disputar quatro competições em 2026, algo que não acontecia há três anos. A prioridade atual é a renovação contratual com Neymar, mas o Peixe também promete estar atento ao que o mercado lhe apresentará.
Além de se salvar do rebaixamento, o Santos ainda terminou o Brasileirão em 12º lugar e conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana — um das metas citadas pelo presidente Marcelo Teixeira em março. O time também disputará o Paulistão, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Isso não acontecia desde 2023.
O Peixe já deu os primeiros passos para a próxima temporada. Teixeira já garantiu a permanência da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda e destacou que o treinador já está incluído no planejamento para 2026.
“Já começamos o planejamento para 2026. São quatro competições a disputar. Temos a atual comissão técnica, que vai permanecer. Já é um passo importante nesse planejamento a continuidade do Vojvoda e a filosofia de trabalho dos profissionais. Conversamos bastante com ele hoje, com o Mattos”, afirmou o presidente.
Para 2026, o Santos também busca manter Neymar no elenco. A renovação de contrato com o camisa 10 é a prioridade do clube no momento, segundo revelado por Marcelo Teixeira. O craque tem contrato até o final do ano e passará por um pequeno procedimento no joelho esquerdo, com data a ser definida.
“É um procedimento mais simples, é só uma correção. Ele voltará rápido, em breve. Estamos com uma expectativa muito positiva de um retorno melhor, até porque ele vinha atuando bem nesses últimos jogos. O projeto do Neymar e do Santos no retorno ao Brasil é com vistas à Copa do Mundo do ano que vem. Ele está ambientado, está na sua casa. Lógico, estamos conversando. Iniciamos hoje [segunda-feira] esse diálogo, essa conversa, e estamos com a expectativa muito positiva de que a gente possa fazer a renovação e ele possa permanecer até o ano que vem”, destacou o mandatário santista.

(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Como dito por Marcelo Teixeira, o Santos busca pavimentar o caminho para um possível retorno de Neymar à Seleção Brasileira. O grande objetivo do astro é estar na Copa do Mundo de 2026. O técnico Carlo Ancelotti já deixou claro, em diversas oportunidades, que uma convocação depende da condição física do craque. O italiano cobra que o craque esteja 100% fisicamente.
Apesar do mistério envolvendo a situação de Neymar, a alta cúpula do Santos está otimista com a renovação do camisa 10 por mais seis meses. O diretor de futebol Alexandre Mattos e o vice-presidente Fernando Bonavides mostraram confiança nos últimos dias quando questionados sobre o assunto, enquanto o técnico Juan Pablo Vojvoda destacou a importância do craque para o time.
A janela de transferências será aberta no próximo dia 5 de janeiro. Ainda em situação financeira delicada, o Santos mira reforços pontuais e não deve realizar nenhuma grande movimentação no mercado, uma vez que a diretoria santista ainda enxerga um cenário de reconstrução e não está em condições de fazer loucuras.
O Conselho Deliberativo do Santos, inclusive, já aprovou a proposta orçamentária para 2026. No documento, ao qual a reportagem teve acesso, o clube planeja um aumento de 31% no orçamento para a equipe principal. O montante previsto para a próxima temporada é de R$ 381.007.613 — valor que inclui salários, direitos de imagem, ajuda de custos, luvas, intermediações, direitos econômicos e FGTS.
Na atual temporada, o Santos investiu pesado, contratou 20 jogadores e reforçou praticamente todas as posições do elenco, cenário que não deve se repetir no ano que vem. Enquanto algumas contratações foram certeiras, outras deixaram a desejar. O Peixe, entretanto, confia que alguns jogadores ainda podem dar uma resposta melhor.
“O Santos não vai fazer nada drástico. Temos que ter muita calma, tentar ser mais assertivo. Entendemos que as vezes o futebol erra, alguns dão certo e outros não. As vezes as pessoas necessitam de um imediatismo muito forte. O Santos vai pontuar algumas coisas, claro, é natural. Alguns vão sair e outros chegar, mas com muita calma para que a gente tenha um Santos melhor em 2026”, disse Alexandre Mattos.
Um nome que sempre volta ao radar do Santos é o de Gabigol. O Menino da Vila, atualmente, é reserva de Kaio Jorge no Cruzeiro e já externou à imprensa o seu desejo de ter mais minutos. Diante da situação, Alexandre Mattos foi questionado sobre um possível interesse do Peixe no atacante, mas despistou.
“O Gabigol, eu tenho certeza absoluta que está focado naquilo que o Cruzeiro tem, que é a importante semifinal da Copa do Brasil. E o futuro nós vamos aguardar. Eu acho que, desde o dia que eu cheguei, eu digo isso: com muita calma. A primeira coisa para o Santos é ter responsabilidade. O Santos não vai fazer nada drástico. Temos que ter muita calma, tentar ser mais assertivos”, destacou o diretor de futebol do Santos.
Mattos tem boa relação com Gabigol e, inclusive, foi visto conversando com o centroavante após a vitória do Peixe sobre o Cruzeiro, no gramado da Vila Belmiro. Entretanto, o dono da SAF do time mineiro, Pedro Lourenço, deixou claro seu desejo pela permanência do jogador.
“O Gabriel foi realmente uma contratação fora da curva. Ele é um menino bacana, trabalha muito, estamos felizes com ele. Ele não tem jogado o que esperava jogar, agora isso é com o Jardim, não comigo. Ele tem contrato até 2028 e estamos tranquilos quanto a isso. […] Ele é um cara de grupo, espetacular, nunca criou problemas. Espero que ele fique com a gente até 2028”, declarou o dono da SAF do Cruzeiro.









































