Gazeta Esportiva.com
·10 décembre 2025
Santos tem três jogadores com contratos perto do fim; veja situações

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 décembre 2025

A temporada chegou ao fim e a diretoria do Santos começa a definir o futuro de alguns jogadores do elenco. Neste momento, o Peixe tem três atletas cujos contratos se encerram no final deste ano. São eles: o zagueiro Zé Ivaldo, o atacante Barreal e o meia-atacante Neymar. Os dois primeiros estão emprestados ao clube, enquanto o último está apenas no fim do vínculo.
Os três jogadores têm contrato com o Santos apenas até o dia 31 de dezembro de 2025. Os três terminaram a temporada como titulares do técnico Juan Pablo Vojvoda, mas vivem situações diferentes no momento. Abaixo, a Gazeta Esportiva traz um breve panorama sobre a situação de cada atleta.
A renovação de Neymar é tratada como principal prioridade do Santos neste momento, conforme revelou o presidente Marcelo Teixeira, mas a permanência do craque ainda é um mistério. Em campo, o meia provou seu valor com o sacrifício feito na reta final da temporada — mesmo com uma lesão no joelho esquerdo, o camisa 10 foi decisivo para a permanência do Peixe na Série A.
Marcelo Teixeira afirmou, em entrevista na segunda-feira, que o Santos está “muito confiante” na permanência de Neymar. O Alvinegro Praiano busca pavimentar o caminho para um possível retorno de Neymar à Seleção Brasileira. Como é sabido por todos, o grande objetivo do astro no momento é estar na Copa do Mundo de 2026.
“Estamos conversando com vistas a essas renovações, especialmente do Neymar. Estamos muito confiantes. O projeto do Neymar também é visando a Copa do Mundo do ano que vem e estamos nesse diálogo para que ele permaneça reforçando o Santos mais uma vez ano que vem”, destacou o presidente do Santos.

(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Nos últimos cinco jogos do ano, Neymar contribuiu com cinco gols e uma assistência. Ao todo, foram 28 partidas na temporada (23 como titular), com 11 bolas na rede e quatro passes para gols. Com a arrancada, ele ainda terminou o ano como segundo maior artilheiro do Peixe, atrás apenas de Guilherme.
Apesar do mistério envolvendo a situação de Neymar, a alta cúpula do Santos parece otimista com a renovação do camisa 10. O diretor de futebol Alexandre Mattos e o vice-presidente Fernando Bonavides mostraram confiança nos últimos dias quando questionados sobre o assunto, enquanto o técnico Juan Pablo Vojvoda destacou a importância do craque para o time.
Zé Ivaldo, por sua vez, viveu altos e baixos no Santos na atual temporada. O zagueiro começou o ano no 11 inicial, mas perdeu espaço durante a passagem de Cléber Xavier. Posteriormente, iniciou como reserva sob o comando de Vojvoda, mas correspondeu nas oportunidades que recebeu e terminou a temporada como titular absoluto.
O defensor está emprestado ao Santos pelo Cruzeiro e tem vínculo até o final do ano, mas será adquirido em definitivo pelo Peixe. O contrato firmado entre as partes previa uma obrigação de compra caso Zé Ivaldo jogasse 60% dos jogos em que esteve relacionado no ano, meta cumprida pelo atleta.
O camisa 27, portanto, tem a permanência praticamente garantida no Alvinegro Praiano e, salvo alguma reviravolta, deve seguir no elenco de Vojvoda para a próxima temporada. Em 2025, Zé Ivaldo somou 35 jogos pela equipe, sendo 33 como titular, e um gol marcado.
O atacante Álvaro Barreal tem situação parecida com a de Zé Ivaldo, mas vive cenário mais indefinido devido aos altos valores envolvidos. O argentino está emprestado ao Santos pelo FC Cincinnati, dos Estados Unidos e possui vínculo válido até 31 de dezembro, com cláusula de compra fixada em 4 milhões de dólares (R$ 21,7 milhões na cotação atual).
O Santos já demonstrou interesse em contar com o atacante e tem a prioridade na compra dos direitos econômicos do jogador, pelo menos até o último dia do ano. O desejo de trazer Barreal em definitivo ganhou força após as boas atuações do argentino em momentos decisivos da temporada.
Barreal encerrou o ano como terceiro maior goleador do Santos, com nove gols marcados e uma assistência em 37 partidas (29 como titular). Assim como Zé Ivaldo, ele também foi de reserva à titular com Vojvoda e fechou a temporada entrando para a lista de maiores artilheiros estrangeiros do clube.

(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Direct


Direct







































