
Gazeta Esportiva.com
·16 octobre 2025
Santos x Corinthians: CBF divulga análise do VAR de pênalti cometido por Bidon em Zé Rafael

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 octobre 2025
A CBF divulgou, nesta quinta-feira, o áudio do VAR referente ao pênalti marcado para o Santos contra o Corinthians no clássico da última quarta-feira, que terminou com vitória do Peixe por 3 a 1 na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O pênalti para o Santos foi marcado aos dez minutos da etapa final após revisão no VAR. Breno Bidon agarrou a perna de Zé Rafael dentro da área e derrubou o volante. Inicialmente, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza (SP) não apitou a penalidade, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo Wagner Reway (SC) para rever o lance.
“Para o jogo. A bola ia passar para o outro jogador. O jogador [Bidon] agarrou o atacante [Zé Rafael] pelas pernas, e a bola iria onde ele estava. Recomendo revisão para possível penal, ok? É uma ação continuada. A bola já estava em jogo”, analisou Wagner Reway.
Flávio Rodrigues de Souza, portanto, ouviu o companheiro de arbitragem e foi ao VAR. Após rever o lance por diversos ângulos, o juiz entendeu que não houve falta de Zé Rafael em Bidon no início da jogada e apitou o pênalti do volante corintiano sobre o atleta do Santos, convertido posteriormente por Rollheiser.
“Para mim, o jogador [Bidon] segura o jogador adversário [Zé Rafael] pela perna. Ele causa impacto e derruba. Não há uma falta do atacante, eu vejo desde o princípio da jogada. Não tem falta do atacante. Ok. Essa bola iria para eles disputarem, e vou sancionar com cartão amarelo, tá?”, decidiu Flávio Rodrigues de Souza.
No clássico alvinegro, quem levou a melhor foi o Santos. O Peixe dominou o Corinthians e venceu por 3 a 1, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Zé Rafael, Barreal e Rollheiser fizeram os gols dos mandantes, enquanto Raniele descontou para o Timão.
Com o resultado, o Santos ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento. A equipe de Juan Pablo Vojvoda ainda permanece em 16º lugar, mas agora com 31 pontos, seis a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento. O Leão, porém, entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Bahia, em casa.
Já o Corinthians estacionou nos 32 pontos, na 12ª colocação. O Timão, entretanto, pode descer uma posição na tabela caso o Grêmio pontue contra o São Paulo nesta quinta, em Porto Alegre, às 19 horas.