oGol.com.br
·18 septembre 2025
São Paulo encara altitude e aproveitamento de 83,3% da LDU contra brasileiros em casa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 septembre 2025
Depois de avançar às quartas de final da Copa Libertadores com sofrimento, o São Paulo tem mais um desafio. Nesta quinta-feira (18), o Tricolor Paulista encara a LDU, em Quito, com a altitude e o retrospecto do rival como alertas.
O estádio Rodrigo Paz Delgado, casa da LDU, fica a temidos 2.850 metros acima do nível do mar. Na Liberta, apenas o Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, tem altitude superior com 3.640 metros.
Com sua casa como aliada, a Liga Deportiva Universitaria de Quito tem retrospecto quase irretocável como mandante em mata-matas na América do Sul contra brasileiros : 13 vitórias, um empate e duas derrotas, com mais de 83% de aproveitamento.
Os dois únicos times brasileiros a vencerem a LDU em jogos eliminatórios são Santos e Grêmio. O Peixe levou a melhor em 2020 e foi finalista daquela edição da Liberta, enquanto o Grêmio venceu na ida das oitavas da Sula, no ano seguinte. O Imortal, porém, foi eliminado por conta do gol qualificado sofrido em casa, na volta.
O próprio São Paulo é uma das vítimas da LDU e da altitude, com revés nas quartas da Copa Sul-Americana de 2023. Os equatorianos abriram 2 a 0 no início do primeiro tempo e Lucas Moura descontou perto do fim do duelo.
Na volta, no Morumbi, a equipe são-paulina venceu por 1 a 0, com gol de Robert Arboleda, mas acabou superada nas cobranças de pênalti.
O elenco de dois anos atrás do São Paulo contava com boa parte dos jogadores que buscam o título da Libertadores em 2025. Rafael, no gol, Arboleda na zaga, Pablo Maia e Alisson, no meio-campo, bem como Luciano no ataque. Os atacantes Lucas Moura e Jonathan Calleri, atualmente lesionados, também foram titulares.