Esporte News Mundo
·7 octobre 2025
São Paulo envia ofício à CBF cobrando divulgação de áudios do VAR do último Choque-Rei

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·7 octobre 2025
— Continua depois da publicidade —
O São Paulo enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um ofício com o pedido de publicação dos áudios do VAR do clássico contra o Palmeiras, realizado no último domingo (5). A informação foi confirmada pelo jornalista Bruno Giufrida, do Globo Esporte.
Nesta segunda-feira (6), a CBF informou ao clube do Morumbi que os áudios da comunicação entre o juiz de campo e o árbitro responsável pelo VAR só podem ser divulgados em caso de lances que foram checados no monitor.
Como nenhuma das jogadas reclamadas pelo Tricolor no ofício enviado à CBF foi revisada no monitor, a CBF precisaria de uma autorização da FIFA para a liberação dos áudios.
O Choque-Rei da 27ª rodada do Brasileirão foi marcado por inúmeras polêmicas da arbitragem comandada por comandada por Ramon Abatti Abel.
Em nota, o São Paulo alega que “os erros cometidos em lances capitais tiveram influência direta no resultado do jogo e representam um grave prejuízo esportivo” ao clube.
O lance que mais chamou atenção foi o possível pênalti não marcado em Gonzalo Tapia, quando o time são-paulino liderava o placar por 2 a 0.
Ainda na segunda-feira, a diretoria do São Paulo, representada pelo executivo de futebol Rui Costa, conversou com Rodrigo Cintra e Péricles Bassols, comandantes da Comissão de Arbitragem da CBF, e escutaram os áudios do VAR.
No lance envolvendo Tapia, a comunicação mostra que Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR, não recomendou que Ramon Abatti Abel fosse ao vídeo fazer uma checagem do lance do pênalti.