
Palmeiras Online
·9 octobre 2025
São Paulo x Palmeiras: árbitros do Choque-Rei são denunciados pelo STJD

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·9 octobre 2025
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pela arbitragem do Choque-Rei, que terminou com vitória do Palmeiras, de virada, por 3 a 2, no domingo passado (5 de outubro), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Abatti Abel e Estevam da Silva foram enquadrados no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “deixar de observar as regras da modalidade”. A pena prevista é de suspensão de 15 a 120 dias, além de multa de R$ 100 a R$ 1 mil.
Segundo o “Estadão”, a denúncia da Procuradoria do STJD diz que foi registrada “uma série de violações às regras do jogo e ao Protocolo do VAR”. Nesse sentido, foram apresentados os seguintes erros, na visão do STJD: a não marcação de pênalti de Allan em Tapia; a não expulsão de Andreas Pereira por falta em Marcos Antônio; omissão de Estevam da Silva ao não recomendar a revisão das jogadas.
Além disso, a denúncia afirma que não houve indicação para revisão de uma agressão a Tapia, aos 13 minutos do segundo tempo. O texto diz que o chileno e Gustavo Gomez estavam de costas para Abatti Abel, fazendo com que fosse necessária a intervenção do VAR em uma possível expulsão do zagueiro palmeirense.
“Não se trata de hipótese de meros equívocos inseridos no campo de discricionariedade técnica da arbitragem, mas sim um conjunto de erros notórios e grosseiros, conforme reconhecido a partir da reação da própria Comissão de Arbitragem da CBF, que afetam diretamente o pleno desenvolvimento do espetáculo esportivo, o resultado de partidas e, ao fim, a própria higidez dos campeonatos”, afirma a denúncia do STJF.