Portal dos Dragões
·8 février 2026
Sporting condena comportamento racista de adepto no jogo com o FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·8 février 2026

O Sporting repudiou a conduta do adepto que proferiu insultos racistas a jogadores de basquetebol do FC Porto, no sábado passado, durante o encontro entre as duas equipas no Pavilhão João Rocha, e garantiu que instaurará um processo disciplinar caso se confirme que é sócio do clube.
«O Sporting considera absolutamente inaceitável o comportamento do adepto, condena-o de forma firme e inequívoca e adoptará uma postura de total intolerância face a condutas desta natureza», revelou uma fonte oficial do clube à agência Lusa.
FC Porto dá conta de insultos racistas na deslocação ao Sporting
Segundo a mesma fonte, «como sempre, caso se confirme que o adepto em causa é sócio do clube, serão acionados os mecanismos previstos nos Estatutos e no Regulamento Disciplinar, com vista à eventual instauração de procedimento disciplinar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar».
O episódio, que teve como alvo os basquetebolistas Wes Washpun e Javian Davis, foi reportado no sábado pelo FC Porto, depois da vitória por 82-76 na 14.ª jornada do campeonato, no reduto dos leões.
Num comunicado emitido após o jogo, o FC Porto sublinhou que «Os insultos racistas dirigidos a Wes Washpun e Javian Davis foram imediatamente sinalizados pelo treinador Fernando Sá e os factos ocorridos ficaram registados no relatório elaborado pelos agentes da Polícia de Segurança Pública presentes no local, que de imediato identificaram um dos autores».
Passado um dia, o Sporting disse à Lusa que «o adepto foi de imediato retirado do Pavilhão João Rocha, tendo o Sporting iniciado os respetivos procedimentos internos de averiguação».









































