Zerozero
·12 février 2026
T4, Ep. 23 | Postiga: «Marquei com a mão à Inglaterra e fiquei de castigo no Tottenham»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 février 2026

A 'panenkada' à Inglaterra no Euro2004 ficará marcada para sempre no imaginário do futebol português. Estamos todos de acordo. Mas a carreira de Hélder Postiga é muito mais do que esse instante de atrevimento.
Falamos de um jogador presente em dois Mundiais e três Europeus, um caxineiro exibido à Europa do futebol por José Mourinho no FC Porto e autor ainda de épocas interessantes no Sporting.
O antigo avançado é convidado a sentar-se na sala de estar do DESTINO: SAUDADE e a percorrer uma carreira longa e com passagem pela Premier League.
No Tottenham, Postiga não correspondeu ao que dele se esperava. Quase tudo lhe correu mal, até o azar de encontrar um treinador (Glenn Hoddle) que tinha sido uma das vítimas da Mão de Deus de Diego Maradona.
«Acusou-me de não respeitar o jogo. Marquei um golo com a mão à Inglaterra e ele [Hoddle] meteu-me de castigo no Tottenham.»
Esta é a PARTE I da entrevista de Hélder Postiga, 43 anos, no zerozero, ocasião para recordar o dia em que Octávio Machado o lançou na equipa principal do FC Porto e dos tempos em que José Mourinho começou verdadeiramente a espicaçá-lo.
«Tenho duas grandes mágoas na carreira: a derrota na final do Euro2004 e a ausência por castigo na final da Taça UEFA em Sevilha [2003].»









































