MundoBola
·29 janvier 2026
Técnico do West Ham lamenta Paquetá no Flamengo e admite perda irreversível

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·29 janvier 2026

A saída de Lucas Paquetá para o Flamengo seguiu repercutindo na Inglaterra. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (29), o técnico do West Ham, Nuno Espírito Santo, lamentou publicamente a perda do meia brasileiro e afirmou que o clube não encontra reposição no mercado.
O treinador reforça que a decisão do clube foi motivada pela vontade de Paquetá. Nuno afirmou que o jogador deixou claro o desejo de voltar para casa e destacou não apenas o impacto técnico, mas também emocional da saída. Para ele, trata-se de um atleta raro, com características difíceis de encontrar no futebol atual.
“O Lucas deixou claro que queria voltar para casa. Ele é um jogador e uma pessoa especial. Em relação à sua saída do clube, queríamos que as coisas fossem diferentes. Não podemos substituí-lo porque ele é único. Não se acha muitos jogadores como ele no mercado”, disse Nuno Espírito Santo.
O comandante português também contextualizou o momento do clube na temporada. O West Ham vive luta contra o rebaixamento na Premier League, e Nuno admitiu que a situação esportiva influenciou o desfecho. Segundo ele, em outro cenário, a negociação poderia ter ocorrido de forma distinta.
“Se fosse em outro momento da temporada, se não estivéssemos na situação em que estamos. Há dois anos, sabíamos o que aconteceu com o Lucas, tantas coisas aconteceram para chegarmos a este fim. Poderia ter sido feito há dois anos, entendem? Tudo seria diferente, mas seguimos em frente.”
Paquetá não atuava pelo West Ham desde o início de janeiro. Após pedir para não ser relacionado em partida da Copa da Inglaterra, o meia comunicou oficialmente ao clube o desejo de ser negociado com o Flamengo. A negociação se estendeu por semanas até o acordo final de 42 milhões de euros (R$ 261 milhões).
A fala de Nuno reforça o peso da contratação para o Flamengo e evidencia o impacto de Paquetá na Premier League. Agora, o foco passa a ser a regularização do jogador no BID da CBF e a possibilidade de estreia já na Supercopa, no domingo (1).
Lucas Paquetá concedeu entrevista ainda no aeroporto, onde torcedores o esperavam, e celebrou o acerto com o Flamengo:
"Posso dizer que, sei que talvez o Flamengo não precisasse de mim, mas eu precisava do Flamengo. Fico muito feliz com o carinho que sempre tiveram comigo. Me sinto um de vocês dentro de campo. Prometo que isso não vai mudar, meu coração é rubro-negro", diz o jogador.








































