Gazeta Esportiva.com
·11 février 2026
Técnico Roberto De Zerbi deixa o comando do Olympique de Marselha

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 février 2026

O técnico Roberto De Zerbi deixou o Olympique de Marselha “em comum acordo”, informou o clube francês na manhã desta quarta-feira, dias depois da goleada de 5 a 0 sofrida para o arquirrival Paris Saint-Germain.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
O italiano de 46 anos, que estava no comando desde o verão de 2024, tem sido especulado como possível reforço de um clube da Premier League.
Após dias de especulação sobre seu futuro, um comunicado do clube informou: “Após discussões entre todos os envolvidos na gestão do clube – o proprietário, o presidente, o diretor de futebol e o treinador – foi decidido fazer uma mudança no comando da equipe principal.
“Esta foi uma decisão coletiva difícil, tomada após cuidadosa consideração, visando o melhor interesse do clube, a fim de responder aos desafios esportivos do final da temporada.”
De Zerbi havia comandado os treinos de segunda e terça-feira normalmente, mas uma fonte disse à AFP que, após uma reunião entre ele e a diretoria, todos concordaram com a separação. “Uma mudança de abordagem era necessária para garantir que alcancemos nossos objetivos no final da temporada, principalmente a classificação para a Liga dos Campeões”, disse a fonte.
De Zerbi levou o Olympique de Marselha ao segundo lugar no campeonato na temporada passada, atrás do PSG. A equipe teve um bom início nesta temporada, chegando à liderança do campeonato com uma vitória por 6 a 2 sobre o PSG. Le Havre em meados de outubro.
No final de novembro, após uma vitória por 5 a 1 sobre o Nice, o time ocupava a segunda posição, apenas dois pontos atrás do PSG. Mas venceu apenas três dos seus últimos oito jogos no campeonato e está 12 pontos atrás do atual campeão e três pontos atrás do Lyon, que ocupa a última vaga direta para a Liga dos Campeões — o quarto lugar significaria disputar um playoff para chegar à fase de grupos do campeonato.
Ainda mais prejudicial, porém, foram as duas derrotas consecutivas por 3 a 0 — em casa para o Liverpool e depois fora para o Club Brugge — que encerraram sua campanha na Liga dos Campeões. O Marselha perdeu a vaga nas oitavas de final por saldo de gols, depois que o goleiro do Benfica, Anatoliy Trubin, marcou o último gol contra o Real Madrid, permitindo que o time português o ultrapassasse na tabela.
O próprio De Zerbi disse algumas semanas atrás que não tinha “nenhuma explicação” para a inconsistência de sua equipe. “Se eu tivesse a solução para essa inconsistência, eu a encontraria a qualquer custo”, disse ele.
Ele chegou ao sul da França. Após uma passagem bem-sucedida de dois anos pelo Brighton, da Premier League, onde levou o time ao sexto lugar em sua primeira temporada. Antes disso, ele treinou o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O Olympique de Marselha já teve seis treinadores efetivos nos últimos quatro anos.
* Com conteúdo da AFP.
Direct








































