Portal dos Dragões
·2 avril 2026
“Tem de haver alguma calma”, pede presidente da Federação Portuguesa de Andebol após reunião com FC Porto e Sporting

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·2 avril 2026

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, esteve reunido esta terça-feira com Frederico Varandas e André Villas-Boas, num encontro que juntou os presidentes de Sporting e FC Porto com a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes. No final, o dirigente explicou o que foi debatido e admitiu que gostaria de ver “o ambiente fosse de colaboração” entre todos.
“Tivemos esta reunião com os presidentes de Sporting e FC Porto a pedido e convite da senhora Ministra, do senhor Secretário de Estado, e ouvimos o que cada um disse. [Foi] Tranquilo. A direção [da Federação de Andebol] fez aquilo que tinha de fazer, participar ao Conselho de Disciplina da FPF o procedimento relativamente ao que tinha ocorrido no jogo. Deixem-me dizer também que esta semana comemoramos os 50 anos da constituição da República. E este é um estado de direito”, começou por referir aos jornalistas.
“São dois clubes muito importantes para a modalidade. Basta olhar para a Seleção Nacional. É muito importante para a Federação de Andebol de Portugal que FC Porto, Sporting e Benfica, bem como muitos outros, consigam dialogar. E ao nível do andebol isso tem acontecido. Como é evidente, todos gostaríamos que o ambiente fosse de colaboração. Todos querem ganhar em campo, seja numa modalidade ou no futebol. Mas deve haver uma inovação dentro do discurso e da partilha. É importante. Isso [caso no balneário do Dragão] está a ser tudo visto. Como imagina, não sou médico nem estive no campo. Nós defendemos a integridade de todos os jogadores da modalidade e acompanhamos a matéria, mas há um tempo para tudo. Nestes últimos dias, parece que há mais comentadores do que cidadãos nacionais. Temos de ter alguma calma. Tem de haver este tempo do Conselho de Disciplina. Vai fazer o trabalho na sua tranquilidade”.
Como é que olha para toda esta situação? Esta reunião deveria ter acontecido?
“A decisão da reunião foi do gabinete da senhora Ministra, do senhor Secretário de Estado, e nós, como membros da comunidade do andebol e responsáveis pelas competições, viemos representar a Federação”.
O andebol está a pagar a fatura por aquilo que está a acontecer no futebol?
“Bom, essa é a sua interpretação se calhar… Agora há o caso do andebol, mas creio que não estariam todos os senhores jornalistas e as câmaras aqui se este caso fosse apenas sobre andebol”.
Acha que esta reunião vai mudar alguma coisa no ambiente que se vive no desporto português?
“É uma boa pergunta e espero que sim. Não sou eu que tenho interferência nessas questões. Esse é o meu desejo. Se a reunião for o princípio de algo mais positivo daqui para a frente, ficamos todos mais contentes”.









































