Portal dos Dragões
·11 septembre 2025
Tiago Margarido: “FC Porto? Como princípio, o Nacional nunca coloca ‘autocarros'”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 septembre 2025
“É um FC Porto bastante diferente daquele que tivemos oportunidade de defrontar na última época, que se reforçou muito bem, aumentou também a sua qualidade individual e, por conseguinte, a qualidade colectiva”, revelou o ‘timoneiro’ dos insulares, em conferência de imprensa, no Estádio da Madeira, no Funchal.
Apesar do momento positivo do conjunto ‘azul e branco’, agora comandado pelo italiano Francesco Farioli e líder do campeonato com quatro vitórias em quatro rondas, Margarido enfatizou que os madeirenses vão encarar o desafio “de uma forma digna” e sem se limitar apenas a aspetos defensivos.
“Como princípio, o Nacional nunca coloca ‘autocarros’. Por vezes, os adversários é que empurram a nossa equipa para trás e temos que nos defender, porque estamos aqui para competir e ganhar pontos”, notou.
Witi representou a seleção de Moçambique como titular na derrota frente ao Uganda (4-0) e na vitória diante do Botsuana (2-0), tendo marcado um dos golos nesses encontros da fase de apuramento africano para o Mundial 2026.
Por esse motivo, Tiago Margarido não assegurou a inclusão do extremo moçambicano no ‘onze’ inicial e adiantou que deverá promover mais alterações face à equipa que bateu o Casa Pia por 2-0 na última jornada.
Relativamente à ameaça de ausência do Nacional devido a problemas na reserva de voos para a cidade do Porto, o treinador, de 36 anos, afirmou que essa questão “não afetou” o grupo e está totalmente ultrapassada.
“Como treinador, a minha única preocupação é que a equipa possa viajar dentro daquilo que são as condições mínimas e dignas para uma equipa profissional de futebol. Mas, felizmente, esse assunto ficou resolvido”, sublinhou.
A recuperar de lesões e sem previsão de regresso estão Deivison Souza, Miguel Baeza e Ivanildo Fernandes, confirmados como ausências para o jogo.
O Nacional, que ocupa o nono lugar com quatro pontos, visita no sábado o líder FC Porto, com 12 pontos, às 18:00, no Estádio do Dragão, no Porto, numa partida que terá arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Évora.