Coluna do Fla
·12 février 2026
Time ‘brasileiro’ elimina equipe de Paolo Guerrero na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 février 2026

Os times brasileiros ainda não estrearam na Libertadores, mas uma equipe que é ‘quase’ do nosso país fez história na competição nesta quarta-feira (11). O 2 de Mayo (PAR) foi ao Peru e eliminou o Alianza Lima (PER), de Paolo Guerrero (que atuou os 90 minutos), com o empate em 1 a 1. Na ida, os paraguaios venceram por 1 a 0.
Agora, o 2 de Mayo, que é estreante na Copa Libertadores da América, jogará a segunda etapa da fase preliminar da competição. O adversário será o Sporting Cristal (PER), com ida no Paraguai e volta no Peru, valendo vaga no terceiro e último playoff antes do estágio de grupos.
O 2 de Mayo é do município de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. As duas cidades são separadas apenas por uma avenida. Inclusive, o time paraguaio costuma treinar com frequência em solo brasileiro. Além disso, por exemplo, para o jogo de ida, na semana passada, o Alianza Lima pousou no Brasil e seguiu de ônibus para Pedro Juan Caballero.
A equipe paraguaia se garantiu na segunda etapa da fase preliminar. Nesse estágio estreiam Bahia e Botafogo, na próxima semana. O time de Rogério Ceni e Everton Ribeiro encara O’Higgins, do Chile, fora de casa, na quarta-feira (18). Já os cariocas pegam o Nacional de Potosí (BOL), na altitude, no mesmo dia, logo após encarar o Flamengo, pelo mata-mata do Carioca.
Diferentemente de 2 de Mayo, Bahia e Botafogo, o Flamengo não precisa jogar a fase preliminar. Garantido no estágio de grupos, o Mais Querido inicia a caminhada rumo ao penta da Libertadores em abril. Antes, porém, em 18 de março, ocorre o sorteio das chaves.








































