Esporte News Mundo
·9 janvier 2026
Torcida do Botafogo aprova troca de ídolos no bandeirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·9 janvier 2026

A torcida do Botafogo votou pela retirada de Marlon Freitas, que se transferiu ao Palmeiras, do bandeirão de ídolos do clube. A decisão foi feita após uma votação popular do “Movimento Ninguém Ama como a Gente”, responsável pelo bandeirão nas arquibancadas do Nilton Santos.
Ao todo, pouco mais de 33 mil votaram pela retirada do agora ex-capitão do bandeirão dos ídolos do clube, o que representa 81,2% dos votos. Além disso, a organização propôs uma votação de quem substituiria no lugar do volante.
Neste quesito, 87,2% dos votantes decidiram pela inclusão do ex-goleiro Jefferson no bandeirão. Loco Abreu, Gatito, Gonçalves, Maurício e Sergio Manoel eram as outras opções na votação.

Jefferson durante sua partida de despedida do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Com isso, Jefferson vai passar a integrar o bandeirão ao lado de Nilton Santos, Garrincha, Jairzinho, João Saldanha, Didi, Carlito Rocha, Quarentinha, Túlio Maravilha, Gérson, Amarildo, Heleno de Freitas e Luiz Henrique.
Após sua entrada, o ex-goleiro fez um post emocionado em suas redes sociais.
“Recebi uma notícia que me encheu de alegria e orgulho. Saber que meu nome e minha foto estarão em um bandeirão ao lado de grandes ídolos do Botafogo é algo que eu jamais imaginei. Eu e minha família estamos muito felizes e gratos por esse reconhecimento da torcida. Só tenho a agradecer a Deus e a essa torcida maravilhosa por todos os anos em que tive a honra de vestir essa camisa. Estar eternizado na história do Botafogo torna esse dia mais do que especial. Obrigado, de coração”, disse Jefferson.

Jefferson durante sua partida de despedida do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Marlon Freitas chegou ao Botafogo em 2023, vindo do Atlético-GO após seu contrato chegar ao fim. Em três temporadas com o Alvinegro, fez 168 jogos, marcou cinco gols e deu 15 assistências. O volante pediu para ser negociado com o Palmeiras no final do ano passado e deixou o clube por R$ 50 milhões.









































