Transfer ban! Vasco é punido pela FIFA por dívida; e agora? | OneFootball

Transfer ban! Vasco é punido pela FIFA por dívida; e agora? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·15 juillet 2025

Transfer ban! Vasco é punido pela FIFA por dívida; e agora?

Image de l'article :Transfer ban! Vasco é punido pela FIFA por dívida; e agora?

O Vasco da Gama foi novamente alvo de uma sanção da FIFA nesta terça-feira (15). A entidade impôs um “registration ban” ao clube, impedindo o registro de novos atletas. A punição se deve a uma dívida com o Newell’s Old Boys, da Argentina, referente à contratação do volante Juan Sforza. Contudo, o clube já se movimenta juridicamente e aposta em um precedente favorável para derrubar a decisão.


Vidéos OneFootball


Vasco tem argumento

Em nota oficial, o Vasco informou que está tomando as medidas legais para reverter o caso. O principal argumento do clube é a sua situação de Recuperação Judicial (RJ). De acordo com a legislação brasileira, os pagamentos de dívidas anteriores ao pedido de RJ ficam legalmente suspensos.

O clube argumenta que a FIFA, em decisões recentes de seu Comitê Disciplinar, tem reconhecido a soberania das leis nacionais nestes casos. Portanto, a sanção esportiva seria incompatível com a lei brasileira, o que deve levar à sua anulação.

Image de l'article :Transfer ban! Vasco é punido pela FIFA por dívida; e agora?

Sforza chegou ao clube em 2024 – Foto: Leandro Amorim/Vasco

O precedente do caso Nantes

A confiança do departamento jurídico do CRVG se baseia em um caso praticamente idêntico ocorrido no passado. O clube sofreu uma punição similar em um processo movido pelo Nantes, da França, por uma dívida pela contratação de Adson.

Naquela ocasião, o Vasco utilizou a mesma tese da Recuperação Judicial e obteve sucesso, com a FIFA revertendo a sanção. A expectativa, portanto, é que o mesmo desfecho positivo se repita agora.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News

À propos de Publisher