Zerozero
·27 décembre 2025
Uma Estrela no topo da árvore

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 décembre 2025

A abrir a 16ª jornada da Lig Portugal Betclic, o Estrela da Amadora surpreendeu em casa do Famalicão. Os tricolores venceram no Minho (2-3) numa partida animada e com uma primeira parte frenética.
Kikas e Jovane - bisou - marcaram para os forasteiros, Sorriso bisou para os da casa. Vitória importante da equipa de João Nuno, que sobe ao nono lugar do campeonato.
Em Famalicão, o jogo começou frenético e aos 11´ minutos já as duas equipas haviam picado o ponto.
Primeiro, Gil Dias assistiu Sorriso com um cruzamento milimétrico e o brasileiro cabeceou para o fundo das redes de Renan Ribeiro. Depois, a bola foi ao centro, o Estrela trocou alguns passes e Otávio descobriu Kikas na profundidade com um passe magistral. Na cara de Carevic, o 98 picou a bola e empatou a partida.
O jogo continuou entretido, com oportunidades de parte a parte e, dos 24´ aos 27´ apareceu mais uma sequência de golos para as duas equipas.
O Estrela remontou o jogo 13 minutos depois do empate, cortesia de Jovane. Marcus Abraham cruzou da direita, Kikas amorteceu para o meio da área, De Haas tocou ao de leve e o cabo-verdiano pegou muito bem na bola com o pé esquerdo e bateu Carevic com um remate forte dentro da área.
Pouco depois, Renan Ribeiro perdeu a bola na saída de bola, Zabiri recuperou e entregou a Gil Dias, que repetiu a ementa do primeiro golo: cruzamento do 23 famalicense e Sorriso voltou a desviar de cabeça para o 2-2.
O último quarto de hora do primeiro tempo foi equilibrado. O Famalicão foi tendo mais bola mas os tricolores nunca deixaram de atacar, aproveitando cada contra-ataque para deixar os famalicenses com calafrios.
No segundo tempo, o Estrela começou melhor e marcou o terceiro ainda numa fase embrionária. Boas jogada dos tricolores pela esquerda, De Haas cortou para a entrada da área e Jovane, com um remate em jeito, restabeleceu a vantagem do Estrela da Amadora.
Depois, dominou o Famalicão. A equipa de Hugo Oliveira foi para cima e começou a jogar em 4-4-2, com um futebol mais direto e direcionado para os cruzamentos.
Realpe - de cabeça, num canto - e Zabiri - com um remate de fora da área - atiraram à barra, Elisor e Abubakar falharam de cabeça, em grande posição para marcar. O golo não queria nada com o Famalicão.
O Estrela colocou mais um central e foi-se defendendo como pôde para travar a avalanche ofensiva famalicense. Missão cumprida e o Estrela sobe - à condição - à primeira metade do campeonato.
Jovane Cabral (Est. Amadora): Apontou dois grandes golos: primeiro de pé esquerdo, o segundo de pé direito. Apesar de já não ser o jogador vertiginoso que era no passado, tem qualidade de sobra para sobressair nesta equipa do Estrela. Foi decisivo.
Luís Godinho teve uma arbitragem difícil e pouco conseguida, mas viu os seus erros serem corrigidos pelo VAR. Primeiro, anulou o terceiro golo do Estrela por uma falta de Jovane, que nem esteve perto de existir. Depois, expulsou Gil Dias por uma suposta agressão, quando o jogador do Famalicão nem acertou no adversário (que fez falta sobre ele). De resto, o Famalicão queixa-se de dois penáltis muito parecidos e em que não existe certezas sobre se há toque do defensor com intensidade suficiente para ser assinalado o castigo máximo.

Onze do FC Famalicão:
Lazar Carevi?, Rodrigo Pinheiro, Justin de Haas, Léo Realpe, Rafa Soares, Tom van de Looi, Mathias de Amorim, Gil Dias, Gustavo Sá, Sorriso, Yassir Zabiri

Onze do Est. Amadora:
Renan Ribeiro, Jefferson Encada, Luan Patrick, Bernardo Schappo, Otávio, Oumar Ngom, Alexandre Sola, Paulo Moreira, Abraham Marcus, Kikas, Jovane Cabral
1':

Começou a partida. Bola do Famalicão
8':

GOLO FC Famalicão! Sorriso marca
Sorriso marca o seu 2º golo na prova (16 jogos)
10':

GOLO Est. Amadora! Kikas marca
Kikas marca o seu 5º golo na prova (15 jogos)
Golo num minuto, golo no outro! Primeiro, Gil Dias assistiu Sorriso com um cruzamento milimétrico e o brasileiro cabeceou para o fundo das redes de Renan Ribeiro. A bola foi ao centro, o Estrela trocou alguns passes e Otávio descobriu Kikas na profundidade com um passe magistral. Na cara de Carevic, o 98 picou a bola e empatou a partida! Jogo aberto em Famalicão!
13':

FC Famalicão: Yassir Zabiri
encheu o pé e, de fora da área, rematou com a bola a passar muito perto da baliza tricolor
20':

Est. Amadora: Kikas
apareceu na cara de Carevic, remata mas sai ao lado
24':

GOLO Est. Amadora! Jovane Cabral marca
Jovane Cabral marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
Está feita a reviravolta do Estrela! Marcus Abraham cruzou da direita, Kikas amorteceu para o meio da área, De Haas tocou ao de leve e Jovane pegou muito bem na bola com o pé esquerdo e bateu Carevic com um remate forte
27':

GOLO FC Famalicão! Sorriso marca
Sorriso marca o seu 3º golo na prova (16 jogos)
Golo cá, golo lá! Renan Ribeiro perdeu a bola na saída de bola, Zabiri recuperou e entregou a Gil Dias, que repetiu a ementa do primeiro golo. Cruzamento do 23 famalicense e Sorriso voltou a desviar de cabeça para o 2-2! Grande jogo!
46':

Empate a dois ao intervalo em Famalicão! O jogo começou frenético e com o Estrela a aproveitar bem as primeiras duas oportunidades de que dispôs. Depois do 2-2, o jogo ficou equilibrado. O Famalicão foi tendo mais bola mas os tricolores nunca deixaram de atacar, aproveitando cada contra-ataque para deixar os famalicenses com calafrios
51':

GOLO INVALIDADO Est. Amadora:
Jovane fez golo mas Luís Godinho assinalou falta sobre Rodrigo Pinheiro
53':

GOLO Est. Amadora! Jovane Cabral marca
Jovane Cabral marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
Chamado pelo VAR, Luís Godinho voltou atrás na decisão. Jovane não fez falta e rematou colocado para um grande golo em jeito, com o pé direito, dentro da grande área
68':

Léo Realpe (FC Famalicão) cabeceia à barra!!!
71':

Yassir Zabiri (FC Famalicão) remata à barra!!!
74':

FC Famalicão: Yassir Zabiri
desviou um cruzamento de Rafa Soares e Renan respondeu com uma boa defesa
79':

FC Famalicão: Simon Elisor
cabeceou depois de um cruzamento de Rodrigo Pinheiro mas saiu à figura de Renan
82':

FC Famalicão: Umar Abubakar
estava sozinho após um cruzamento de De Haas mas cabeceou muito mal
89':

VAR analisa:
Reversão do cartão vermelho de Gil Dias
90 +2':

FC Famalicão: Tom van de Looi
rematou à entrada da área e a bola saiu muito forte, mas à figura de Renan
90 +10':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Jovane Cabral (CFEA) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.









































