Zerozero
·29 octobre 2025
Uma simples quarta-feira na Luz

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·29 octobre 2025

O Benfica entrou em cena na Taça da Liga em jeito de gestão de esforço, mas com a autoridade que se espera do atual detentor do troféu. Numa noite que esteve longe de ser palco para brilhantismo coletivo, as águias fizeram o suficiente para bater o Tondela por 3-0 e garantir um lugar na final four que o inverno trará. Uma simples quarta-feira no escritório da Luz.
Com rotação de parte a parte - cinco mudanças nas águias e dez nos beirões -, como esta competição tende a gerar, a falta de ritmo e entrosamento fez-se sentir em alguns momentos no Estádio da Luz. Os da casa assumiram as rédeas com naturalidade, mas tiveram dificuldade na criação de chances pelo corredor central, apoiando-se em ocasionais incursões individuais para testar um adversário que cedeu menos oportunidades que o habitual.
Avisos de Lukebakio e Ivanovic não faziam o Benfica necessariamente merecer o golo, mas colocaram este mais perto e Afonso Rodrigues tratou de dar uma mãozinha com um toque infeliz na área. Nico Otamendi, capitão no jogo 250 pelo clube, foi chamado a converter a grande penalidade resultante e tratou de criar a separação no marcador. Foi o primeiro penálti da carreira do argentino.
A segunda parte mostrou indícios de ser um pouco mais rica, até porque logo ao terceiro minuto o Benfica celebrou o 2-0 num lance em que Lukebakio assistiu de calcanhar e Sudakov finalizou de primeira. Ainda assim, um centímetro de irregularidade bastou para anular o golo e empurrar o jogo novamente para uma versão menos entusiasmante,
Foi assim até perto do fim, mesmo que, a espaços, o Tondela tenha tentado ter mais bola e os encarnados tenham sido um pouco mais incisivos nas suas opções. Para tranquilizar os adeptos (e salvá-los da monotonia) Richard Ríos apareceu na área com velocidade e driblou o mesmo adversário duas vezes antes de soltar para Lukebakio, que só teve de encostar.
Aos 90+5, quando a história já estava mais do que contada, Vangelis Pavlidis tratou de juntar mais um golo à sua contagem da temporada e fxar o marcador em 3-0. O Benfica segue em frente e encontrará o SC Braga nas meias-finais da competição.
Dodi Lukebakio (Benfica): Os adeptos já estavam cientes da sua qualidade, mas hoje viram mais um par de detalhes que poderão torná-lo num dos favoritos das bancadas. O golo, num simples encosto, foi só uma pequena ajuda para torná-lo no homem do jogo.
Richard Ríos (Benfica): Saltou do banco para jogar pouco mais do que 15 minutos, mas foi, talvez, o quarto de hora mais feliz de águia ao peito, ou pelo menos o que mais força lhe deu junto aos adeptos. Grande trabalho na assistência para Lukebakio, bons detalhes a meio-campo e ainda uma ameaça de golo.
Leandro Barreiro (Benfica): Cumpriu (uma vez mais) ao longo de 90 minutos em campo. Está cada vez mais talhado para a vertente ofensiva do jogo e mostrou isso com impacto, direto ou indireto, em todos os golos do jogo. Mesmo que nunca venha a ser figura, continuará a ter minutos.
Rémy Vita (CD Tondela): Se Lukebakio foi o melhor em campo, teve uma pequena ajuda por parte de Vita. O internacional pelas Ilhas Comores, ainda com poucos minutos na temporada, não esteve à altura do desafio sem bola e não contribuiu de forma nenhuma em posse.

Onze do Benfica:
Samuel Soares, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Georgiy Sudakov, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Dodi Lukebakio, Franjo Ivanovic, Andreas Schjelderup

Onze do CD Tondela:
Lucas Cañizares, Brayan Medina, Rémy Vita, João Afonso, Tiago Manso, Joe Hodge, Hélder Tavares, Hugo Félix, Afonso Rodrigues, Yefrei Rodríguez, Yarlen
1':

Começou a partida
19':

Benfica: Dodi Lukebakio
desequilibrou pela direita e rematou para defesa de Cañizares. Tinha pouco ângulo para o remate, mas não ficou longe do golo!
25':

O Benfica vai ganhando conforto no jogo e empurrando mais o adversário, mas continua a progredir quase sempre pelos corredores e por isso acaba por não criar verdadeiro perigo. Não está a ser um jogo fantástico por parte de nenhuma das equipas.
30':

Benfica: Franjo Ivanovic
aparece com perigo! O remate foi cruzado e junto ao relvado, mas Cañizares caiu rapidamente e conseguiu sacudir para o lado oposto.
38':

VAR analisa:
possível mão de Afonso Rodrigues no interior da área.
41':

GOLO Benfica: Nicolás Otamendi marca de grande penalidade!
Nicolás Otamendi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) Nicolás Otamendi marcou o seu 17º golo na equipa (250 jogos)
45 +5':

O Benfica consegue ao intervalo uma vantagem que é justa, no sentido em que as águias, por força do seu estatuto, tiveram mais bola e rondaram a baliza adversária com mais frequência. Ainda assim, não se pode dizer que esta seja uma exibição particularmente entusiasmante por parte da equipa da casa. O Tondela está longe de ferir, mas, caso consiga fazê-lo na segunda parte, ainda pode abrir a discussão da eliminatória.
O lance começa com um passe de Leandro Barreiro na profundidade e acaba com Sudakov a rematar de primeira, mas pelo meio houve uma desmarcação, receção e um passe de calcanhar de Lukebakio. Grande trabalho do belga!
48':

GOLO INVALIDADO Benfica:
marcou Sudakov.
49':

VAR analisa:
possível irregularidade no lance.
51':

HÁ FORA DE JOGO DE LUKEBAKIO!
Golo invalidado por... um centímetro.
70':

O Tondela começa a ter mais bola (ainda longe de testar Samuel Soares) e o Benfica começa a ser mais incisivo na sua posse, o que cria uma versão ligeiramente mais entusiasmante do jogo. É, ainda assim, uma partida com poucos momentos dignos de realce. Não será surpreendente vê-la a terminar com este marcador.
82':

GOLO Benfica! Dodi Lukebakio marca
Dodi Lukebakio marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) Dodi Lukebakio marcou o seu 1º golo na equipa (8 jogos)
Brilhante trabalho de Richard Ríos, que tirou o último defesa da frente por duas vezes com fintas necessárias antes de servir Lukebakio, que só teve de encostar para fazer o seu primeiro golo de águia ao peito.
89':

CD Tondela: Yarlen
apareceu sozinho e atirou em vólei com o peito do pé. Por pouco não foi à baliza!
90 +5':

GOLO Benfica! Vangelis Pavlidis marca
Vangelis Pavlidis marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 43º golo na equipa (76 jogos)
Recuperação de João Rego, passe de Barreiro e finalização de Pavlidis. Um golo simples, a partir de um erro beirão, para fechar as contas.
90 +7':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Não sendo uma noite brilhante por parte do Benfica, o atual detentor da Taça da Liga fez por merecer a passagem à final four com uma vitória tranquila sobre o primeiro adversário que teve pela frente na nova edição. O Tondela guardou a diferença de um golo até tarde, mas nunca esteve perto de mudar o rumo da noite.
Melhor em campo:

Dodi Lukebakio (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O mais perigoso, o mais virtuoso e o mais aplaudido. Grande noite do belga, que se estreou a marcar na nova casa.









































