Santos FC
·24 mars 2025
Urbano Caldeira, o coração da Vila Belmiro

In partnership with
Yahoo sportsSantos FC
·24 mars 2025
Raul Estevan, do Memorial das Conquistas
Em 1890 nasceu Urbano Caldeira; distante de Santos, em Santa Catarina, e em uma época que futebol não era praticado no país. É justo dizer que o catarinense viveu do futebol. Sua história na cidade santista se inicia em 1913, pouco tempo após ser transferido a trabalho. O jovem Urbano compartilhava uma característica com o Santos Football Club: ambos eram novos na cidade. Precisavam se encontrar, e de uma certa forma precisavam um do outro. Foi se interessando pelo Clube e apostando suas fichas de que um dia seria o maior do mundo.
Com amor e coragem, foram 43 anos de vida até seu falecimento em 1933. Urbano foi de tudo. Como jogador, atuou com o Manto Sagrado por 44 partidas, com dois gols marcados. Jogou de zagueiro a atacante. Foi técnico em vários momentos; seu melhor trabalho, em 1927, rendeu um desempenho tão bom que os jornais apelidaram a equipe como “Time da Técnica e Disciplina”— e assim se escreveu mais um marco em nossa história. O catarinense foi também secretário, tendo atuado e influenciado diretamente na construção da Vila Belmiro em 1916.
Sua paixão pelo Estádio era tanta que Urbano criou o hábito de cuidar da grama. Levava até mesmo ovelhas e as deixava por lá, mantendo e prezando por uma boa Vila Belmiro. A lista de contribuições do catarinense é extensa, e com isso veio uma grande homenagem. Durante toda sua vida, Urbano Caldeira conheceu seu estádio como Praça de Esportes da Vila Belmiro. Seu sentido falecimento, em 1933, rendeu aos dirigentes da época o desejo de renomear o Alçapão. Assim, por indicação de Ricardo Pinto de Oliveira, no dia 24 de março de 1933, Urbano Caldeira e Vila Belmiro são um só. O bon vivant teve uma vida alegre, repleta de aventuras pelas noites santistas, folia e namoradas para contar história. De todas, seus amigos mais íntimos expunham sua favorita: a Vila Belmiro.
Foram poucos anos após sua partida para então o Santos Futebol Clube se consagrar campeão paulista pela primeira vez. Após três décadas, campeão do mundo. Para o jovem que viu o esporte nascer e apostou todo amor em nosso clube, seria um deleite poder ver o que o seu amor se tornou. Santistas de todo o mundo sempre serão gratos por tudo que Urbano Vilella Caldeira Filho fez e significou. Esse eterno nome é sinônimo de Vila Belmiro, e com muito orgulho sinônimo de Santos.