Zerozero
·27 janvier 2026
Valverde: «Luis Suárez? Poderíamos ter um plano para ele, Trincão, Pote...»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 janvier 2026

Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao, fez, esta terça-feira de manhã, a antevisão ao jogo com o Sporting, agendado para esta quarta-feira, a contar para a Liga dos Campeões. O técnico espanhol recusou a ideia de ter um plano individual para parar Luis Suárez, que atravessa um mau momento, e falou da possibilidade de avançar na prova, mesmo vivendo uma má fase.
Jogo decisivo: «O jogo importante é o que temos pela frente, aquele em que temos a chance de continuar na competição, que já é um sucesso. Vamos tentar aproveitar a oportunidade e depois pensaremos na próxima partida. Quando começámos o torneio, considerando que somos estreantes, teríamos aceitado de bom grado ter de lutar pela classificação na última jornada, e veremos se conseguiremos.»
Derrota com o Sevilla na última jornada: «Não vamos misturar La Liga com a Liga dos Campeões. A nossa posição no campeonato não é boa, mas sempre queremos melhorar em tudo o que está por vir. É a nossa chance, e sabemos que há muitas variáveis, mas se vencermos, classificamo-nos»
No balneário: «Os resultados afetam-me da mesma forma que sempre. Há dez anos, na Liga dos Campeões, também tivemos problemas no campeonato e sabíamos que isso poderia acontecer. No vestiário, para muitos de nós, é uma situação nova, assim como a classificação para a próxima fase da competição.»
Laporte e Nico Williams: “É improvável que Laporte esteja disponível, mesmo já estando a treinar. É muito cedo. Não acho que Nico estará pronto para amanhã, porque no momento não o vejo em condições de jogo. As partidas estão muito próximas umas das outras, e Vivian também está com alguns problemas. Vamos ver como ele estará esta tarde e então decidiremos a equipa.»
A mensagem para os adeptos: «No outro dia, contra a Atalanta, parecia que estávamos quase eliminados, e vocês perguntaram-me a mesma coisa. Eu sempre digo aos adeptos que tentamos vencer todos os jogos. No campeonato, estamos a deixar escapar jogos incríveis, jogos em que às vezes somos a melhor equipa.»
Um dia emocionante: «Não há muito em que pensar. Com tantas variáveis, o que funciona aos 89 minutos pode não funcionar aos 91. Temos de nos concentrar no nosso próprio objetivo, que é vencer a partida, pois já temos muito com que nos preocupar. O Sporting é um adversário muito forte que luta para terminar entre os oito primeiros.»
O poder de Luis Suárez: «Poderíamos ter um plano individual para ele, para Trincão, para os atacantes, para o Pote… Não é só o Suárez, que é rápido e decisivo, mas também os médios, o lateral-esquerdo, que avança bastante. Não podemos concentrar-nos em apenas um jogador.»
O impulso mental: «Faz parte do trabalho e não é diferente de qualquer outra partida. Cada decisão que um jogador toma envolve um risco. A nossa intenção é sempre usar os resultados positivos para nos ajudar nas próximas partidas. É uma pena que jogos difíceis como os em León ou Bergamo não tenham resultado em uma sequência positiva no campeonato no dia seguinte. O embalo positivo de conseguir um resultado e olhar para frente pode ajudar-nos, embora ainda não esteja tudo resolvido. Precisamos quebrar essa sequência negativa de resultados no campeonato, porque a temporada já está bem encaminhada.»
A confiança do treinador: «Claro que tenho. Quando se ganha, a felicidade é grande, e quando se perde, a felicidade é a mesma. Se ganhas um título, tens dois milhões de pessoas ao teu lado, e se perdes, são elas que apontam o dedo. Estou aqui porque tive bons resultados, e o que eu quero agora são bons resultados este ano.»









































