Papo na Colina
·30 décembre 2025
Vasco: Confira a aposta da base para 2026

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·30 décembre 2025

A base do Vasco segue se consolidando como uma das principais fontes de talentos do clube, e um dos nomes que despontam com força é o do meia Lukas Zuccarello. Destaque da equipe sub-20 e já integrado ao elenco profissional, o jovem surge como aposta do Cruzmaltino para a temporada 2026, após ganhar rodagem e experiência dentro de São Januário.
Contratado em 2022, após passagem pelo Sport, Zuccarello chegou inicialmente para reforçar o sub-17 e, com o tempo, se firmou nas categorias de base. Atualmente, é um dos principais jogadores do sub-20, com 48 partidas disputadas, nove gols e três assistências. O desempenho consistente abriu espaço no time principal: o meia já soma nove jogos pelo profissional, com 323 minutos em campo.
Depois do destaque de jovens como Rayan e Barros em 2025, Zuccarello aparece como mais um talento com potencial para ganhar protagonismo no elenco principal na próxima temporada. Com características de um meia ofensivo, o jogador se destaca pela qualidade no passe, boa finalização e facilidade para atuar entrelinhas, perfil que remete ao clássico camisa 10.

Zuccarello ao lado de Coutinho em partida do Vasco (Foto: Reprodução/X)
Não por acaso, Philippe Coutinho é uma de suas principais referências. Durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, Zuccarello chamou a atenção da torcida pelo drible curto e pela capacidade de criar jogadas ofensivas. Em entrevista, o meia detalhou seu estilo de jogo e ressaltou a importância da Copinha em sua trajetória, competição que considera fundamental para o desenvolvimento de atletas da base.
A estreia no profissional é apontada pelo jogador como o momento mais marcante da carreira até aqui, fruto de um processo de amadurecimento dentro do clube. O convívio diário com atletas mais experientes também é visto como essencial para sua evolução, especialmente nos treinos, onde busca aprender observando e trocando experiências com jogadores da mesma posição.
Zuccarello admite que a adaptação inicial ao Vasco não foi simples, ao chegar em uma geração forte do sub-17, mas destaca que o processo foi importante para seu crescimento. Entre as inspirações no futebol, além de Coutinho, o meia cita nomes como Messi e Neymar, além de atletas do próprio elenco vascaíno, que servem como referência no dia a dia.

Zuccarello em campo pela equipe profissional do Vasco na Sul-Americana (Foto: Reprodução/Instagram)
Com desempenho consistente, amadurecimento gradual e identificação com o estilo de jogo, Lukas Zuccarello desponta como mais um nome promissor da base do Vasco, reforçando a expectativa de que o clube siga colhendo frutos do trabalho de formação nos próximos anos.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































