MundoBola
·8 décembre 2025
Vasco x Fluminense: arbitragem de Raphael Claus na ida da semifinal da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·8 décembre 2025

A CBF confirmou que Raphael Claus será o árbitro do jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil entre Vasco e Fluminense. A partida está marcada para quinta-feira (11), às 20h, em São Januário. Uma escolha que desagrada ambas as torcidas.
A escolha foi divulgada nesta segunda-feira (8). Os auxiliares e o responsável pelo VAR ainda serão anunciados pela entidade em breve. A escala da CBF vale apenas para o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. A volta acontece no domingo (14), no Maracanã.
Claus já apitou quatro jogos do Vasco na temporada e seis do Fluminense. Nos dois casos, houve reclamações sobre critérios e lances interpretativos que geraram debate, algo comum na arbitragem brasileira.
Uma das polêmicas envolvendo o árbitro ocorreu na vitória vascaína por 3 a 2 sobre o Sport. O árbitro marcou pênalti de Lucas Freitas em Matheus Alexandre após disputa dentro da área, lance muito contestado pelos cruzmaltinos.
O histórico recente do árbitro também alimenta a insatisfação tricolor. Em jogos do Fluminense, decisões relacionadas a cartões, pênalti e uso do VAR motivaram. Além disso, Raphael Claus carrega episódios amplamente repercutidos no futebol brasileiro, incluindo o Fla-Flu do Brasileirão de 2022, que terminou com cinco expulsões.
Vasco e Fluminense estão entre os clubes que mais vezes contaram com a arbitragem de Raphael Claus. A semifinal da Copa do Brasil será 39º jogo do Cruzmaltino na carreira do árbitro, enquanto o Tricolor está ainda mais acima: será o 48º jogo.
O histórico do Vasco é de 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas em partidas apitadas pelo árbitro. Claus distribuiu 164 cartões amarelos em 38 partidas do Vasco, sendo 72 para os rivais e 92 para a equipe, média de 4,3 amarelos por jogo. Ele marcou quatro pênaltis para adversários e quatro a favor do Vasco.
O Fluminense tem um retrospecto amplamente negativo: 13 vitórias, 10 empates e 24 derrotas. A média de cartões é similar: 4,42 por jogo (208 em 47 partidas), assim como os outros índices de cartões vermelhos e pênaltis marcados. A presença de Raphael Claus em Vasco x Fluminense liga um alerta em torcedores de ambos os clubes pelas polêmicas recentes.









































