Papo na Colina
·14 novembre 2025
Veja como ficou São Januário, estádio do Vasco, após manutenção

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·14 novembre 2025

O presidente da Greenleaf, Paulo Azeredo, esteve nesta quinta-feira na fazenda da Itograss, em Saquarema, acompanhando a colheita da grama que será instalada no novo campo de São Januário, casa do Vasco da Gama. A espécie escolhida é a Bermuda Celebration, uma das preferidas em gramados esportivos por sua performance, resistência e qualidade, presente inclusive em cinco estádios da Copa do Mundo de 2014.
No vídeo publicado pela greenleafgramados, Paulo mostra todas as etapas do processo de colheita e detalha como está sendo feita a preparação para o plantio, que começa nesta sexta-feira.

Foto do estádio de São Januário após remoção do gramado — Foto: Greenleaf
Cronograma dentro do previsto
O Vasco segue avançando na troca completa do gramado do estádio. A remoção do campo antigo, iniciada na segunda-feira, foi concluída nesta quinta. A decisão pela mudança imediata foi motivada pelas mutações que vinham afetando a coloração e a estética da grama, prejudicando a aparência de São Januário.
A reforma está sendo conduzida pela Greenleaf e deve ser concluída até o dia 28 de novembro, data do confronto entre Vasco e Internacional, válido pelo Brasileirão. O estádio também receberá o jogo contra o Mirassol e pode ser palco da final da Copa do Brasil, caso o Cruz-Maltino elimine o Fluminense na semifinal.
Aproveitamento futuro da grama
Um dos fatores que levou à escolha deste período foi a janela de 18 dias sem jogos em São Januário. Além disso, a nova grama poderá ser reaproveitada quando começarem as obras estruturais do estádio — ainda sem data definida para início. O material pode ser transferido para o CT Moacyr Barbosa ou para o CT de Caxias, utilizado pela base e pelo futebol feminino.

Foto do estádio de São Januário após remoção do gramado — Foto: Greenleaf
O plantio será iniciado nesta sexta-feira e deve ser concluído até domingo, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News









































