Zerozero
·6 décembre 2025
Ventos que não dão estabilidade

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 décembre 2025

O sábado de jogos na Liga Portugal Betclic arrancou esta tarde com uma vitória do Santa Clara sobre o Casa Pia, num jogo de fundo da tabela que deixou os açorianos menos aflitos e os gansos de volta uma forma preocupante.
Frederico Venâncio foi personagem principal ao assinalar o único golo do jogo, com um cabeceamento na sequência de um cruzamento de Serginho, e ainda foi um dos elementos mais seguros de uma defesa que não sofreu golos. Ainda assim, o vento típico do Estádio de São Miguel também se quis protagonista.
Os da casa mostraram-se mais incisivos nos primeiros minutos, beneficiando do sentido de um vento ao qual estão bem habituados. Também isso terá contribuído para o golo lodo aos 11 minutos, além de mais algumas oportunidades para ampliar, como a chance flagrante que Wendel Silva desperdiçou na cara de Ricardo Batista, que regressou ao onze visitante na suspensão de Patrick Sequeira.
Foi só depois da meia hora de jogo que o Casa Pia deu sinais de vida e só na segunda parte que o fez de forma consistente, já com o vento a seu favor. Jérémy Livolant foi de longe o elemento mais perigoso da equipa e esteve em praticamente todos os lances, mas faltaram ocasiões verdadeiramente perigosas.
Com esta vitória, o Santa Clara soma três pontos cruciais na luta pela manutenção na Liga e sobe temporariamente ao nono lugar, enquanto o Casa Pia vê-se no cenário de uma provável queda para a zona de despromoção até ao fim desta 13ª jornada.
Frederico Venâncio (Santa Clara): Fez o único golo do jogo com um bom cabeceamento na sequência de uma bola parada e além disso foi um dos melhores elementos defensivos de uma equipa que não sofreu. Boa prestação.
Jérémy Livolant (Casa Pia AC): De longe o elemento que menos se satisfez com a derrota, tendo lutado até ao fim por outro desfecho. O francês continua a ser o jogador mais perigoso dos gansos e desta vez ficou a sensação de que, se o jogo durasse mais um pouco, marcaria.
Serginho (Santa Clara): Foi o dínamo do ataque caseiro. Está cada vez mais seguro com bola e tem a confiança dos colegas, como se notou no lance do golo. Também podia ter marcado, com um pouco de sorte a mais.

Onze do Santa Clara:
Gabriel Batista, Frederico Venâncio, Luís Rocha, Sidney Lima, Lucas Soares, Serginho, Pedro Ferreira, Adriano Firmino, Paulo Victor, Wendel Silva, Brenner Lucas

Onze do Casa Pia AC:
Ricardo Batista, André Geraldes, José Fonte, Duplexe Tchamba, Gaizka Larrazabal, Sebastián Pérez, Miguel Sousa, Renato Nhaga, Abdu Conté, Jérémy Livolant, Cassiano
1':

Começou a partida
9':

Santa Clara: Wendel Silva
estava completamente isolado mas levou muito tempo a decidir e Ricardo Batista acabou por resolver. Que desperdício, depois de um bom trabalho de Lucas Soares.
11':

GOLO Santa Clara! Frederico Venâncio marca
Frederico Venâncio marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
Serginho cobra o canto de forma curta e coloca a bola depois na área, onde aparece Venâncio de cabeça. Duplexe Tchamba cortou depois de defesa incompleta de Ricardo Batista, mas a bola já tinha passado a linha de golo.
19':

Santa Clara: Serginho
roubou a bola a José Fonte e atirou um remate forte e colocado que obrigou Ricardo Batista a uma boa defesa.
25':

O Santa Clara começou melhor e isso para já reflete-se no resultado. O Casa Pia já entrou no jogo, mas as suas incursões ofensivas ainda não criaram nenhuma oportunidade.
28':

Casa Pia AC: Jérémy Livolant
apareceu na área mas estava pressionado e não conseguiu finalizar o cruzamento de Miguel Sousa. Perigoso.
Intervalo:

O Santa Clara começou por cima e foi assim que chegou à vantagem, mas não manteve o mesmo nível e permitiu um ligeiro ascendente ao adversário. Nos últimos minutos, o ritmo de jogo baixou um pouco.
79':

Casa Pia AC: Jérémy Livolant
foi chamado a cobrar um livre em zona perigosa e obrigou Gabriel Batista a uma grande defesa com um remate rasteiro ao poste mais distante.
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

O Santa Clara está de regresso às vitórias na Liga depois de um jogo em que entrou bem e soube segurar-se defensivamente nos períodos em que o adversário esteve por cima.
Melhor em campo:

Frederico Venâncio (CDSC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Fez o único golo do jogo e foi um dos melhores elementos defensivos de uma equipa que não sofreu.









































