oGol.com.br
·8 août 2025
Vini protocolar e Raphinha real candidato: Brasileiros chegam a Bola de Ouro em momentos opostos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·8 août 2025
A revista France Football divulgou nesta quinta-feira a lista final dos candidatos ao prêmio Bola de Ouro, tradicional honraria oferecida pelo veículo. Só dois brasileiros aparecem na lista de 30 jogadores: Raphinha e Vinícius Júnior. Os dois terminaram a última temporada da Europa em momentos opostos.
Vinícius foi o grande favorito para conquistar o prêmio na edição passada, mas viu Rodri levantar o troféu. O brasileiro nem sequer viajou para a cerimônia, participando de um boicote do Real Madrid. Vini acabou levando, depois, o prêmio The Best, chancelado pela Fifa.
Se a temporada 2023/24 de Vini foi fenomenal, com protagonismo na conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, Vini não manteve o rendimento na última. Os números estão longe de serem ruins: são 22 gols e 16 assistências pelos Merengues, maior participação direta em gols com relação ao ano que ganhou o The Best (38 contra 33), mas Vini fez 19 jogos a mais.
Coletivamente, o time de Carlo Ancelotti não funcionou como de costume e terminou vice-campeão da Copa do Rei, de La Liga e da Supercopa da Espanha. Os Merengues ainda caíram nas quartas de final da Liga dos Campeões e na semifinal do Mundial de Clubes.
Vini não marcou gol nos últimos seis jogos da temporada espanhola e encerrou jejum de oito jogos contra o Salzburg, no único gol que anotou no Mundial de Clubes. No mesmo período, somou apenas 2 tentos em 8 jogos pela seleção brasileira, e só desencantou em março deste ano, contra a Colômbia, pelas Eliminatórias.
Se Vini parece ter aparecido na lista protocolarmente, sem chances de estar entre os três finalistas, Raphinha, por sua vez, é real candidato ao prêmio. O atacante do Barcelona viveu a melhor temporada da carreira, e com números melhores inclusive na seleção, apesar da instabilidade do time: 4 gols e 1 assistência em 7 jogos.
Raphinha foi o segundo jogador com mais participações em gols na temporada da Europa, com 34 gols e 22 assistências (contando as principais ligas). Mohamed Salah, do Liverpool, teve uma participação a gol a mais que o brasileiro.
As 56 participações diretas em gol, entretanto, tornaram Raphinha o segundo brasileiro com o maior número no continente no século XXI, atrás apenas das 64 participações diretas de Jardel com o Sporting em 2001/02. Raphinha superou a melhor temporada de Neymar na Europa: o hoje camisa 10 do Santos marcou 31 gols e deu 22 assistências em 2015/16. Naquela temporada, Ney só terminou atrás de Messi e Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro.
Campeão espanhol e eleito o melhor jogador do campeonato por La Liga, Raphinha fez história na Liga dos Campeões. Com 13 gols, foi o artilheiro e, somando as 8 assistências que deu, igualou Cristiano Ronaldo com o maior número de participações diretas em gol em uma edição do torneio (21).
Será que uma temporada histórica foi suficiente para Raphinha se tornar o primeiro brasileiro desde Kaká a levar a Bola de Ouro? Bem, já vimos que o prêmio é bem imprevisível. Até por se tratar de uma premiação francesa, há quem defenda que a temporada de Dembélé, campeão da Champions com o PSG e com 49 participações diretas em gol, seja mais convincente. Ou que Yamal seja mais genial... Mas Raphinha como candidato é incontestável.
Direct
Direct