Zerozero
·21 avril 2025
Vitória SC mais europeu; Boavista ganha novo fôlego

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·21 avril 2025
Mais um fim-de-semana, mais uma jornada concluída da Liga Betclic. O campeonato português continua ao rubro, sendo que Sporting e Benfica permanecem igualados no topo da tabela classificativa, após conseguirem vencer os respetivos encontros.
Esse triunfo pintado de verde e branco (diante do Moreirense) fez com que os comandados de Rui Borges aumentassem as suas probabilidades de se sagrarem campeões, ao passo que o Benfica viu a sua trajetória entrar no caminho inverso, tal como nos mostra o predictor zz.
Esta luta acaba por ser 'apenas a dois', pois SC Braga e FC Porto, apesar de terem somado três pontos, já não contam com qualquer hipótese de chegar ao título, ao contrário do verificado na semana transata. Embarque connosco em mais uma viagem semanal.
Comecemos pelo topo da tabela classificativa. Pese embora não terem existido quaisquer alterações, o Sporting - tal como já referido anteriormente - deu outro passo em frente para o grande objetivo da temporada, pois aumentaram as suas probabilidades de 73,6 por cento para 75,2 por cento, ou seja, uma diferença de 1,6 pontos percentuais.
O Benfica, por seu turno, contou com uma descida de 1,4 pontos percentuais (de 26,2 por cento para 24,8). Recorde-se que as equipas defrontar-se-ão no dia 10 de maio, às 18h00, num duelo que pode ser decisivo para as contas do título.
SC Braga e FC Porto já não têm hipóteses de serem campeões em 2024/2025, segundo o nosso predictor, ao contrário do verificado na semana passada.
O que falta jogar a:
Ao contrário da luta pelo título, a luta pelo pódio não tem no nosso predictor um espelho da atual tabela classificativa, um cenário verificado de igual forma na semana passada.
O SC Braga, apesar de estar no terceiro posto, tem apenas 33,9 por cento de probabilidade de terminar no pódio, contrastando com o FC Porto, que conta com 63,2 por cento de probabilidade (anteriormente com 58,8 por cento)
Estas duas equipas, sublinhe-se, são as únicas com possibilidades de completarem o pódio.
O que falta jogar a:
Nas contas do quinto posto - provável lugar europeu - o Vitória SC deu um passo em frente e 'aproveitou' o empate do Santa Clara para contar com mais hipóteses de atingir essa meta: de 56,7 para 67 por cento, ou seja, uma diferença de 10,3 pontos percentuais.
Ora, os açorianos voltaram a atrasar-se e viram as possibilidades reduzir para 27,3 por cento (anteriormente 34,1 por cento). FC Famalicão (5,3 por cento), Casa Pia (0,3 por cento) e Estoril Praia (0,1 por cento), por seu turno, ainda sonham com esse patamar, mas são poucas as probabilidades nesse sentido.
Curiosamente, nenhum dos emblemas conseguiu vencer, o que dificultou ainda mais as contas 'dominadas' pelo Vitória SC, que também... perdeu por 0-3 contra o Benfica.
O que falta jogar a:
Chegamos ao fim do predictor com a manutenção, que também está ao rubro. Nacional (0,2 por cento) e Gil Vicente (3,2 por cento) continuam com reduzidas possibilidades de caírem para a 16.ª posição, ao contrário de Rio Ave e FC Arouca, que já não têm hipóteses de descer de divisão para o nosso Predictor.
Quem continua a sonhar com a manutenção é o Boavista, que venceu uma partida importante diante do Farense. Isso fez com que as possibilidades de descerem de forma direta (17.º lugar ou 18.º lugar) reduzissem ligeiramente, pois contam com 74,2 por cento, ao contrário dos 92 por cento verificados na semana transata.
O Farense é o conjunto em pior posição, pois o cenário em Faro ficou agravado com a derrota do passado fim-de-semana. Os comandados de Tozé Marreco têm 82,1 por cento de probabilidade de descer de forma direita e apenas 11,8 por cento de chances de chegar ao 16.º posto (antes eram 26,5 por cento).
O que falta jogar a: