Zerozero
·19 avril 2026
Vitória SC vive melhor fase desde a conquista da Taça da Liga e somou primeira vitória em 2026

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 avril 2026

O Vitória SC regressou às vitórias para a Liga Portugal Betclic, somou a primeira como visitante em 2026 na prova e vive o melhor momento desde a conquista da Taça da Liga. Duas vitórias e um empate nos últimos três duelos que atestam o crescimento exibicional de uma equipa na deriva entre o céu e o inferno.
Numa época de altos e baixos, os Conquistadores deslocaram-se ao Estádio Cidade de Barcelos e impuseram-se a um Gil Vicente com pressa de se deslocar do sexto para o quinto lugar à condição. Uma primeira parte de perfil mandão e uma segunda etapa onde a eficácia e a entreajuda na hora do aperto foram essenciais para o sucesso.
Ingredientes lançados a jogo num dos terrenos mais complicados da presente edição da competição e que, por isso mesmo, tornam este êxito valorizável, mesmo com os confrontos diretos mais recentes entre as equipas a sorrir amplamente ao conjunto orientado por Gil Lameiras.
«Depois de tanto tempo sem vencer fora, isto reflete a época do Vitória, bastante irregular. Se havia equipa que devia ter ganho o jogo hoje era o Vitória. Fomos a única equipa que procurou a vitória. Queremos dedicar esta vitória aos adeptos e o facto deles hoje não estarem aqui tem a ver com o valor do bilhete, que era caro», garantiu o jovem treinador, de apenas 32 anos, na conferência pós-jogo.
Num duelo disputado por 62 ocasiões, a turma do Berço da Nação saiu vitoriosa em 28 deles, contra «apenas» 18 dos gilistas - há ainda 16 empates. Mas não só.
Nas últimas cinco ocasiões em que se defrontaram, em nenhuma delas o Vitória SC saiu derrotado: venceu quatro e empatou um, curiosamente, na partida da primeira volta desta mesma temporada.
Uma vantagem histórica e bem fresca na trama entre vizinhos, que permitiu o que ainda não tinha surgido no presente ano civil para a Liga: um triunfo.
Excluindo, naturalmente, os êxitos para a referida competição conquistada ao grande rival, SC Braga, e diante do Sporting, os vitorianos deixaram a desejar nos jogos fora de portas no presente ano civil, mesmo com a massiva presença dos seus adeptos em bancadas alheias.
Dos seis jogos disputados fora do Estádio D.Afonso Henriques, o Vitória SC havia perdido cinco e empatado apenas um, até este sábado. A igualdade recente na casa do AFS acabou por ser o mal menor na sequência de desaires frente a Estoril Praia, Arouca, SC Braga, Santa Clara e Benfica.
Dissabores que Gil Lameiras rapidamente reconheceu como dolorosos e comprometedores de uma temporada em que a inédita conquista da Taça da Liga antevia outra constância até ao fecho da mesma. Contas feitas, foram somados apenas quatro pontos em sete jogos fora de portas. Escasso para um clube habituado a lutar pelo acesso às provas europeias.
Provisoriamente em sétimo lugar da I Liga e ainda a sete pontos dos galos, assegurar esta mesma posição parece ser o grande objetivo até ao fecho de 2025/26, além da consolidação de dinâmicas entre jogadores com etiqueta de formação vitoriana. Um tópico que o jovem timoneiro vitoriano também dissertou no final do encontro.
«Uma vez que o Gil Vicente salta com um ala à frente, era importante ter essas dinâmicas bem alinhadas e alinhamos essas dinâmicas entre o Maga e o Nogueira. Conseguimos criar dúvida nesse ala. À medida que o tempo passa, acho que a equipa ainda está longe do que eu queria e sinceramente não vamos atingir até ao final da época, mas há alguns pormenores que já sentimos na equipa. O Vitória é um clube enorme e quem o represente tem de estar ao nível», assegurou ainda Gil Lameiras.
Com sete pontos nas últimas três jornadas, os indicadores de uma equipa e de um clube a viver uma Montanha Russa de emoções durante a atual campanha - da conquista da Taça da Liga à recente saída do presidente, António Miguel Cardoso, são por demais positivos para terminar 2025/26 em curva ascendente.
Direct


Direct


Direct


Direct



































