Fala Galo
·31 août 2025
Vitória x Atlético: como chegam os times, prováveis escalações e retrospecto

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·31 août 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Tentando “juntar os cacos”, após o vexame, na Copa do Brasil, onde foi derrotado pelo maior rival, por 2 a 0, o Atlético visita o Vitória, neste domingo (31), às 18h30, no Barradão, em busca de reagir na temporada. Você confere todas as informações, possíveis escalações, estatísticas e arbitragem a partir de agora.
Vivendo seu pior momento na temporada, o Atlético está há três jogos sem vencer no Brasileirão. Em cinco jogos, a equipe mineira tem um triunfo e um empate. Além de ser a pior equipe entre as dezenove da competição, pós parada para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O Galo ocupa somente a 12ª colocação, com 24 pontos. Unida a campanha abaixo do esperado na Série A, a derrota para o Cruzeiro, na última quarta-feira, culminou com a demissão do técnico Cuca, aumentando ainda mais a pressão por bons resultados. Com isso, quem comandará a equipe será auxiliar técnico permanente, Lucas Gonçalves.
Sobre desfalques, o zagueiro Lyanco ainda é duvida, já que continua em fase de recuperação da lesão na coxa direita. Ruan Tressoldi, contratado no início do mês, está sem condicionamento físico, e também está fora da partida.
A grande novidade fica para a volta do artilheiro, Hulk. O vingador alvinegro cumpriu suspensão na última rodada e está à disposição da comissão técnica, assim como o argentino, Cuello.
Sendo assim, o time titular do Atlético para encarar o Vitória tem: Everson; Natanael, Vitor Hugo (Iván Román), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Rony (Reinier), Cuello e Hulk. Técnico: Lucas Gonçalves.
Já o momento do Vitória é ainda pior. A equipe ocupa a décima sétima colocação, com 19 pontos, e a primeira no Z4. Na última rodada, sofreu uma goleada histórica de 8 a 0 para o Flamengo, o que culminou na demissão do técnico Fábio Carille. Além disso, o clube baiano não vence há seis jogos seguidos. O último triunfo foi contra o Bragantino, em casa, por 1 a 0, no dia 20 de julho. De lá para cá, foram quatro empates e duas derrotas.
Para o confronto de domingo, o Vitória aposta no técnico interino Rodrigo Chagas, ídolo do clube, para afastar o risco de rebaixamento. O treinador terá os retornos do volante Baralhas e do meia Matheusinho, recuperados de lesão. O zagueiro Camutanga, de volta após empréstimo, também está à disposição. Já o lateral-direito Raúl Cáceres avançou na transição física e pode ser relacionado.
Por outro lado, Renzo López, Claudinho, Romarinho, Rúben Ismael e Jamerson seguem fora, além do volante Dudu, que não foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Sendo assim, o provável Vitória para encarar o Atlético tem: Lucas Arcanjo; Paulo Roberto (Raúl Cáceres), Lucas Halter, Zé Marcos (Camutanga) e Ramon; Baralhas, Pepê (Ronald Lopes) e Matheuzinho; Erick, Osvaldo e Renato Kayzer. Técnico: Rodrigo Chagas.
O duelo terá arbitragem de Alex Gomes Stefano, do Rio de Janeiro. Os auxiliares serão Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, também do Rio, e Alex dos Santos, de Santa Catarina. No comando do VAR estará Marcio Henrique de Gois, de São Paulo. A partida terá transmissão exclusiva pelo canal Premiere (Pay-Per-View).
Se a missão é se reorganizar em meio à crise, o Atlético terá pela frente um adversário historicamente difícil em seus domínios. A última vitória do clube no Barradão ocorreu em 2008, por 1 a 0, com gol do então recém-promovido Pedro Paulo. Desde então, o Vitória leva vantagem: foram cinco triunfos e dois empates nos confrontos em Salvador.
No histórico do confronto, Atlético e Vitória já se enfrentaram 55 vezes. O time mineiro soma 24 vitórias, contra 14 do rubro-negro baiano, além de 17 empates. O Galo marcou 88 gols e sofreu 63. A maior vitória alvinegra no Barradão aconteceu no Brasileirão de 1995, por 3 a 0, com gols de Renaldo, Careca e Elpídio Silva. O triunfo mais expressivo do Vitória em casa foi em 2009, pela Copa do Brasil, também por 3 a 0, com gols de Victor Ramos, Renan Silva (contra) e Neto Baiano.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok