Santos FC
·11 juillet 2025
Viúva de Nicolau Moran, Sra. Albertina Moran visita a Vila Belmiro no dia em que completa um século de vida

In partnership with
Yahoo sportsSantos FC
·11 juillet 2025
Ela viveu anos de sua vida dentro do Estádio Urbano Caldeira. E hoje (11), no dia em que completa exatos 100 anos de idade, a Sra. Albertina Moran retornou à Vila Belmiro, para reviver grandes momentos em que esteve ao lado de seu marido, Nicolau Moran, vivenciando de perto a década de ouro do Peixe, nos anos 1960.
Acompanhada de sua neta, Thalita Moran, de sua bisneta, Roberta Moran e do esposo de sua neta, Robson Santana, ela conheceu o Memorial das Conquista e fez o famoso Tour da Vila, visitando o sala de imprensa, vestiário e gramado. Após o passeio, ela foi convidada para ir até a a sala da presidência, e foi recepcionada pelo vice-presidente, Fernando Bonavides.
“Foi uma alegria enorme voltar aqui. Fazia anos que não vinha até a Vila Belmiro, e hoje, justamente quando completo 100 anos de vida, minha neta fez essa homenagem para mim. Eu não sabia onde iria, e quando cheguei aqui, foi uma grata surpresa”, disse dona Albertina.
Ao lado do célebre dirigente e ex-jogador Nicolau Moran, ela também teve a oportunidade de conviver e vivenciar grandes momentos do Clube. “Passava muito tempo na Vila Belmiro. Presenciei diversos jogos, títulos e festas. Foi uma época realmente boa. Sinto muitas saudades”.
Nicolau Moran
Ex-atleta e ex-dirigente do Clube, Nicolau Moran era um dos homens fortes do Peixe na década de 1960, tendo uma ótima relação de amizade com o grande elenco santista.
Nascido em 25 de setembro de 1913, faleceu em 2 de fevereiro de 1968, em Santiago do Chile, onde estava acompanhando o Santos em uma de suas excursões pelo mundo. Em sua homenagem, o torneio Octagonal do Chile daquele ano foi nomeado de “Torneio Nicolau Moran”.
E, após a sua morte, foi homenageado pelo Clube que denominou de Nicolau Moran uma chácara de 60 mil metros quadrados na rodovia Anchieta, que durante muitos anos serviu como concentração para o time santista.
Nicolau Moran celebra com os jogadores (Foto: Centro de Memória do Santos FC)