Volante à moda antiga: Conheça Júlio Romão, alvo do Botafogo que nunca jogou profissionalmente no Brasil | OneFootball

Volante à moda antiga: Conheça Júlio Romão, alvo do Botafogo que nunca jogou profissionalmente no Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·10 décembre 2025

Volante à moda antiga: Conheça Júlio Romão, alvo do Botafogo que nunca jogou profissionalmente no Brasil

Image de l'article :Volante à moda antiga: Conheça Júlio Romão, alvo do Botafogo que nunca jogou profissionalmente no Brasil

Budapeste é uma das capitais mais belas da Europa. Berço da Escola do Danúbio, a cidade hoje é casa de um brasileiro da Baixada Fluminense. Júlio Romão atua na periferia da Europa desde 2025 e agora, cinco anos depois, pode voltar ao Rio de Janeiro. O Botafogo é um dos interessados no meia. 

O departamento de scouting do Glorioso já buscou contratações de brasileiros fora dos holofotes outras vezes, e com sucesso. Igor Jesus, por exemplo, se tornou ídolo em General Severiano após chegar com desconfiança por uma carreira no futebol árabe. Romão parece a aposta da vez... 


Vidéos OneFootball


Quem é Júlio Romão?

Volante de 27 anos, Júlio Romão vem de uma região onde o futebol é o sonho de todo garoto. O começo foi no futsal do Duque de Caxias, onde também jogou no campo. Romão fez de tudo para seu sonho virar realidade. 

De teste em teste, de categoria de base em categoria de base, foi do Boavista, de Bacaxá, para o Goiás, e depois par ao Athletico. Mas a estreia no profissional, depois de atuar também na equipe sub-23 da Ponte Preta, só veio na Europa. 

O Santa Clara, então na elite do futebol português, foi buscar Romão no Azuris, na segunda divisão do Paranaense. A contratação causou certa reação negativa nos torcedores, mas o clube confiou em seu potencial, apostando alto. 

"Destaco um jogador que foi pouco utilizado, mas que eu muito me enganarei se não for uma das surpresas deste campeonato e um dos jogadores mais falados da Liga, que é o Júlio Romão. É um meia com uma capacidade fora do comum e estou certo que muito dificilmente não atingirá um nível muito alto a jogar em clubes que disputem títulos e competições europeias", disse na época Diogo Boa Alma, que era diretor esportivo da equipe dos Açores. 

Quando começou a ganhar chances na equipe, Igor Julião rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e teve de ficar longo período afastado dos gramados. 

Voltou a jogar na temporada seguinte, mas fez apenas cinco jogos como titular. Acabou, em seguida, se transferindo para o Qarabag, do Azerbaijão. 

Foi companheiro de Juninho, hoje no Flamengo, e lá viveu as melhores temporadas da carreira. Bicampeão nacional, passou dos 100 jogos pelo clube e disputou a fase classificatória da Liga dos Campeões, Conference League e Liga Europa. 

Se mudou para a Hungria neste ano, mas na atual temporada fez apenas dois jogos como titular. Uma mudança de ares pode fazer bem ao volante, que pode ter a chance, pela primeira vez na carreira, de jogar profissionalmente no Brasil. 

Como joga Júlio Romão?

Júlio Romão é um volante de contenção, que se destaca pelo porte físico e pela capacidade combativa. Nas temporadas no Azerbaijão, foi sempre referência no número de desarmes. 

É um meia defensivo com boa leitura de jogo para fazer coberturas e subidas de pressão. Tem boa aceleração para fazer coberturas e perseguições em curto raio, e geralmente usa mais a inteligência posicional do que a velocidade. 

Não é um volante box to box: suas ações se concentram quase sempre no terço defensivo, ajudando na saída de bola, mas tendo pouca influência no ataque. Marcou apenas três gols como profissional, com quatro assistências. 

Olhando no cenário botafoguense, possui um perfil físico parecido com contratações recentes para o setor defensivo, como Kaio Pantaleão, e seria um jogador para completar o elenco, sem protagonismo em um primeiro momento. 

À propos de Publisher