Votação da reforma: em frente ao Parque São Jorge, torcedores do Corinthians exibem faixas de protesto | OneFootball

Votação da reforma: em frente ao Parque São Jorge, torcedores do Corinthians exibem faixas de protesto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·29 avril 2026

Votação da reforma: em frente ao Parque São Jorge, torcedores do Corinthians exibem faixas de protesto

Image de l'article :Votação da reforma: em frente ao Parque São Jorge, torcedores do Corinthians exibem faixas de protesto

Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Na noite desta quarta-feira (29), no Parque São Jorge, Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, sede social do Corinthians, ocorre a votação da reforma do estatuto do Alvinegro. Algumas horas antes do início da votação por parte do Conselho Deliberativo, torcedores corinthianos estenderam faixas em protestos sobre o atual momento da instituição – Clique aqui para conferir.


Vidéos OneFootball


Um dos principais pontos reinvidicados pelos torcedores foram referente à maior participação do Fiel Torcedor nas decisões do clube – “Fiel Torcedor, direito a voto já”, além de críticas ao atual modelo de administração do Alvinegro. Segundo o balanço de 2025, a dívida atual do Corinthians é de R$ 2,7 bilhões.

Image de l'article :Votação da reforma: em frente ao Parque São Jorge, torcedores do Corinthians exibem faixas de protesto

Foto: Rodrigo Oliveira/Central do Timão

Na última segunda-feira (26), vale lembrar, os conselheiros do Corinthians aprovaram as contas referente ao exercício de 2025, que registrou um déficit de R$ 143,4 milhões. As demonstrações financeiras contaram com uma série de ressalvas pela auditoria da Parker Russell, responsável por analisar os documentos apresentados pela diretoria executiva.

Além disso, outras faixas foram estendidas: “Vicente Matheus está vendo tudo que vocês estão fazendo”, “Criado por operários, roubado por empresários”. Mesmo com um clima de tensão, o ato dos torcedores teve acompanhamento da Polícia Militar de São Paulo e ocorreu de maneira pacífica, sem que fosse necessário uma ação por parte das autoridades competentes.

O atual estatuto do Corinthians está vigente desde 2008 e passou por algumas atualizações em 2022. Atualmente, a mudança proposta visa se adequar à Lei Geral do Esporte (LGE), vigente desde junho de 2023, e que visa princípios de transparência, autonomia esportiva e segurança, podendo também punir dirigentes que praticarem atos de gestão temerária contra instituições.

A votação da reforma estatutária, inicialmente, deveria ter acontecido no último dia 18 de abril, mas acabou sendo derrubada por uma liminar concedida pela Justiça de São Paulo em nome do conselheiro Felipe Ezabella. O encontro em questão foi acalorado e gerou discussões entre o presidente Osmar Stabile e Romeu Tuma Júnior, que se licenciou do cargo de presidente do Conselho Deliberativo, atualmente ocupado por Leonardo Pantaleão. Ele deu sequência ao debate e remarcou o pleito para esta noite.

Depois de ser votado no Conselho, o texto da reforma irá passar por ajustes antes de ser encaminhado à Assembleia Geral – associados há mais de cinco anos, que estejam adimplentes e maiores de idade – irão deliberar sobre a aprovação ou não da mudança no regimento interno do clube.

À propos de Publisher