24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A | OneFootball

24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·10 Februari 2026

24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A

Gambar artikel:24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A

A Inter transformou um confronto historicamente traiçoeiro em exibição de autoridade. A goleada por 5 a 0 sobre o Sassuolo teve como protagonista o ala Dimarco, autor de três assistências e agora líder isolado do fundamento na Serie A. O italiano também figura entre os principais criadores das cinco grandes ligas europeias, consolidando-se como uma das armas mais decisivas da temporada. O resultado reforçou o status da líder como melhor ataque do campeonato e ampliou para oito pontos a sua vantagem sobre o Milan, que ainda tem o duelo contra o Como, válido pela 24ª rodada, a ser disputado. O jogo foi adiado por causa da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que inviabilizou o uso de San Siro.

O Napoli, terceiro colocado, segue na perseguição, mas com sinais de instabilidade. No limite, venceu o Genoa por 3 a 2 – curiosamente, o terceiro placar igual consecutivo envolvendo os lígures – com mais uma doppietta de Højlund. O dinamarquês chegou a quatro na Serie A desde que desembarcou em Nápoles e é um dos vice-artilheiros da competição, com oito tentos. Já a Juventus, mesmo finalizando 34 vezes e acumulando quase três gols esperados, tropeçou diante da Lazio e perdeu terreno na parte alta da tabela, arrancando apenas um empate nos acréscimos. Quem sorriu foi a Roma, que encostou no G4 após vencer o Cagliari sem sobressaltos. A Atalanta fez o mesmo com a Cremonese e ganhou mais razões para sonhar com a Europa.


Video OneFootball


A rodada também foi marcada por decisões tardias. Aconteceu com Juventus e Napoli, como citamos, enquanto Lecce e Parma foram outros times que garantiram vitórias nos minutos finais – o primeiro com uma cobrança de falta precisa de Banda; o segundo com um chute de longa distância de Ordóñez. O Torino também buscou um empate nos acréscimos contra a Fiorentina no Artemio Franchi. Confira, a seguir, os detalhes da jornada.

Sassuolo 0-5 Inter

Gols e assistências: Bisseck (Dimarco), Thuram (Dimarco), Lautaro, Akanji (Dimarco) e Luis Henrique Tops: Dimarco e Akanji (Inter) Flops: Muric e Muharemovic (Sassuolo)

O melhor ataque da Serie A fez valer seu posto com mais uma goleada categórica. Espantando o antigo carrasco, a Inter passou por cima do Sassuolo fora de casa e poderia ter feito até mais do que cinco gols. Protagonista do jogo, Dimarco conseguiu a raríssima tripletta de assistências. Em grandes chances criadas, é o jogador com o maior número entre todos das cinco grandes ligas nacionais da Europa. Em assistências, lidera a competição com quase o dobro dos segundos colocados, Paz e Rodríguez, ambos do Como. O ala é uma das grandes armas da Beneamata e, vivendo uma das melhores temporadas de sua carreira, somou mais uma exibição de altíssimo nível.

Se as assistências ficaram concentradas, os gols foram bem distribuídos. Bisseck abriu o placar após cobrança de escanteio, Thuram ampliou na segunda assistência de Dimarco no confronto e Lautaro fez o terceiro após o intervalo. O argentino, com 171 gols com a camisa nerazzurra, empatou com Boninsegna na artilharia histórica da Beneamata – embora algumas estatísticas divirjam e coloquem o italiano com dois tentos a mais. Depois disso, Akanji aproveitou o escanteio fechado de Dimarco e anotou o quarto.

O Sassuolo, que chegou a ver Dimarco salvar uma bola quase em cima da linha com menos de 30 segundos e teve um gol anulado no primeiro tempo, ainda ficou com um a menos após Matic ser expulso por reclamação excessiva. A Inter fechou a goleada com Luis Henrique. O brasileiro, que tem vivido mais baixos do que altos em Milão, fez um belíssimo gol – um momento que pode lhe dar confiança na difícil missão de suprir Dumfries em sua ausência que deve durar até o fim de fevereiro ou início de março.

Genoa 2-3 Napoli

Gols e assistências: Malinovskyi (pênalti) e Colombo; Højlund, McTominay (Rrahmani) e Højlund (pênalti) Tops: Højlund e McTominay (Napoli) Flops: Buongiorno e Juan Jesus (Napoli)

Terceiro 3 a 2 consecutivo, segunda derrota nesse recorte: o Genoa de Daniele De Rossi tem proporcionado jogos com muita movimentação, pelo menos no que diz respeito aos gols. Desta vez, aproveitou os erros do Napoli para marcar, porém não conseguiu vencer no Marassi. Brilharam McTominay e Højlund, que, quando marca uma vez, costuma marcar duas. O dinamarquês é o jogador com mais doppiette na Serie A desde que chegou ao Napoli, com quatro.

As falhas começaram cedo. Logo no primeiro minuto, Buongiorno, completamente dessintonizado da partida, recuou mal a bola, e Meret fez pênalti em Colombo. Como tem feito recentemente, Malinovskyi não desperdiçou e balançou as redes pelo terceiro jogo seguido. Perto dos 20, veio a reação com dois gols consecutivos: Højlund aproveitou o rebote de um chute de McTominay e marcou. Logo depois, o próprio escocês acertou um balaço de longe para virar.

O que Antonio Conte não contava era com outro erro enorme de seu zagueiro. Buongiorno entregou a bola de bandeja para Colombo. O atacante rossoblù resolveu sozinho e marcou de esquerda. O treinador partenopeo entendeu o momento delicado de seu defensor e o substituiu por Beukema. Faltando 15 minutos para o fim, Juan Jesus foi expulso e, mais uma vez, a base apareceu para salvar os visitantes. Vergara sofreu pênalti de Cornet e, com emoção, Højlund o converteu nos acréscimos da segunda etapa.

Gambar artikel:24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A

Em jogo de sustos, Højlund foi decisivo para dar sofrida vitória ao Napoli (Getty)

Juventus 2-2 Lazio

Gols e assistências: McKennie (Cambiaso) e Kalulu (Boga); Pedro (Maldini) e Isaksen (Cataldi) Tops: Kalulu (Juventus) e Provedel (Lazio) Flops: Cambiaso (Juventus) e Noslin (Lazio)

Foram 34 finalizações e quase três gols esperados, mas isso não foi suficiente para a Juventus vencer a Lazio em casa. A inspiração de Provedel, somada à ineficiência dos atacantes bianconeri, ajudou os biancocelesti a escaparem com um ponto importante de Turim. Ainda assim, o resultado teve gosto amargo pelo momento em que saiu o empate.

Os laziali foram letais nas poucas oportunidades que tiveram. Aproveitando um erro de Locatelli, a equipe visitante emendou um contra-ataque nos acréscimos da primeira etapa e a jogada terminou em assistência de Maldini e gol de Pedro. Curiosamente, quando fez sua estreia profissional, Pedrito foi contemporâneo do pai de seu companheiro, a lenda rossonera Paolo Maldini.

Na volta do intervalo, Luciano Spalletti lançou os bianconeri ainda mais ao ataque com Zhegrova no lugar de Cabal. Nos primeiros minutos da segunda etapa, Isaksen ampliou em lance justamente pelo lado esquerdo da defesa da Velha Senhora. Com mais volume, os donos da casa foram para cima: primeiro com McKennie, marcando pela segunda rodada seguida, e depois através de Kalulu, na primeira assistência de Boga com a camisa da Juve. Os dois ajudaram a equipe a salvar ao menos um ponto no Allianz Stadium, embora a briga pela quarta vaga na Champions League tenha se acirrado.

Roma 2-0 Cagliari

Gols e assistências: Malen (Mancini) e Malen (Çelik) Tops: Malen e Mancini (Roma) Flops: Dossena e Zé Pedro (Cagliari)

Mais uma vez sem sofrer gols, a melhor defesa das principais ligas da Europa não teve problemas para bater o Cagliari. Os gols vieram da grande esperança ofensiva para a segunda metade da temporada: Malen. O holandês, que já havia feito uma estreia marcante, voltou a ter atuação de destaque e anotou os dois tentos da Roma na segura vitória registrada no Olímpico.

Dominando as ações desde o primeiro minuto, a Roma mostrou que parecia questão de tempo até marcar o primeiro gol. E veio em uma pintura: cavadinha de Malen, superando Caprile e recebendo até um sorriso de aprovação de Totti, presente nas tribunas. Na segunda etapa, o camisa 14 marcou novamente em grande jogada de Çelik, que coroou sua boa exibição com uma bela assistência. Svilar praticamente não foi exigido na partida, embora Sulemana tenha carimbado o seu travessão num chute cheio de efeito. Com a vitória, a Roma empatou com a Juventus na quarta posição, enquanto o Cagliari segue muito tranquilo no meio da tabela.

Gambar artikel:24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A

Dos males, o menor: a Juventus reagiu e, ao buscar empate nos acréscimos, evitou derrota em casa para a Lazio (Getty)

Atalanta 2-1 Cremonese

Gols e assistências: Krstovic (Raspadori) e Zappacosta (Pasalic); Thorsby (Luperto) Tops: Krstovic e Raspadori (Atalanta) Flops: Maleh e Bonazzoli (Cremonese)

Apesar do placar apertado, a Atalanta impôs seu jogo e venceu a Cremonese com tranquilidade, encostando na zona de classificação para torneios continentais. Rodando peças, Raffaele Palladino viu Krstovic marcar novamente em 2026. O montenegrino, que chegou ao terceiro lugar na artilharia da Serie A, com sete gols, é o jogador com mais bolas nas redes no campeonato neste ano, empatado com Lautaro – o goleador, com 14. Em 2026, cada um estufou o barbante em cinco oportunidades.

Foi justamente de Krstovic o primeiro gol: o atacante brigou na área e contou com uma reação tardia de Audero para marcar. Pressionando fortemente antes do intervalo, a Atalanta fez o segundo com Zappacosta, que deixou Pezzella no chão e acertou um bonito chute de esquerda. No restante do duelo, a Dea conduziu as ações e até teve oportunidades para fazer o terceiro. Não fez e, felizmente para seu torcedor, o gol de Thorsby nos minutos finais foi apenas um susto. Enquanto a trupe de Palladino manteve a sétima posição e ficou só a dois pontinhos do Como, sexto, com um jogo a mais, a equipe de Davide Nicola chegou à décima rodada sem vitória e começa a se preocupar com a proximidade da zona de rebaixamento.

Bologna 0-1 Parma

Gol e assistência: Ordóñez (Nicolussi Caviglia) Tops: Corvi e Ordóñez (Parma) Flops: Pobega e Lucumí (Bologna)

Quatro derrotas consecutivas e despencando na tabela: praticamente fora da briga por competições europeias através da Serie A, o Bologna vai ficando sem grandes objetivos na liga italiana. Talvez já seja o momento de Vincenzo Italiano pensar em focar nas competições eliminatórias, nas quais o seu time tem se saído bem. E esse choque de realidade veio justamente com a derrota em casa no dérbi emiliano, após 13 anos de invencibilidade contra o Parma no Renato Dall’Ara.

Não faltou tensão no clássico. Antes mesmo de metade do primeiro tempo, Pobega acertou Keita por trás com um desarme acima do tom e recebeu cartão vermelho após revisão do VAR. Os visitantes melhoraram com a vantagem numérica, mas não conseguiram marcar, apesar de um gol contra de Castro, ao melhor estilo Oséas – que foi anulado por impedimento de Pellegrino. Perto do fim, Troilo também foi expulso pelo segundo cartão amarelo após acertar o rosto do centroavante rossoblù com o braço. Os donos da casa foram para cima, acertaram a trave com Orsolini, porém sofreram o gol: Ordóñez marcou seu primeiro tento em solo italiano com um belo chute de fora da área. Ainda houve tempo para Corvi fazer duas ótimas defesas nos acréscimos, tornando-se um dos heróis dos crociati na briga contra o descenso.

Gambar artikel:24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A

Contando com a inspiração de Malen, os giallorossi ganharam terreno na briga por vaga na Champions League (Arquivo/AS Roma)

Fiorentina 2-2 Torino

Gols e assistências: Solomon (Mandragora) e Kean (Harrison); Casadei (Ilkhan) e Maripán (Gineitis) Tops: Fagioli (Fiorentina) e Casadei (Torino) Flops: Comuzzo (Fiorentina) e Coco (Torino)

O alerta da Viola não vai ser desarmado tão cedo. Depois de um breve respiro com bons resultados, a Fiorentina, ainda antepenúltima colocada, voltou a emendar uma sequência negativa e viu o Lecce abrir vantagem na briga contra o rebaixamento. São três rodadas sem vitória – ao menos pontuou nesta, mas com gosto amargo. Como diria o maestro Júnior, lenda do Torino, faltou “girar a faca”, e o time granata aproveitou a vantagem mínima dos rivais para ganhar um ponto em Florença.

Os visitantes saíram na frente com Casadei, que chegou ao seu quarto gol na temporada, já a mais prolífica de sua carreira. A reação gigliata foi forte após o intervalo. Criando mais, a Fiorentina chegou ao empate com Solomon, que marcou pela segunda rodada consecutiva, num belo gol de fora da área. Seis minutos depois, Harrison serviu Kean e garantiu sua primeira assistência com a camisa do novo clube – já o atacante se livrou de jejum de cinco rodadas. Sem conseguir marcar o terceiro, os comandados de Paolo Vanoli levaram o empate no fim, em cabeçada firme de Maripán nos acréscimos da segunda etapa.

Lecce 2-1 Udinese

Gols: Gandelman e Banda; Solet (pênalti) Tops: Banda e Gandelman (Lecce) Flops: Karlström e Ehizibue (Udinese)

Depois de oito rodadas sem vitórias, o Lecce voltou a triunfar e abriu vantagem de três pontos para a Fiorentina na tabela. Em duelo vital na busca pela permanência na elite, os giallorossi conseguiram ampliar a distância para a adversária nos acréscimos da segunda etapa. Foram os primeiros três pontos de 2026.

Sem Davis, a Udinese – confortável no meio da tabela – perde poder de fogo. Bayo não tem as mesmas características, especialmente de imposição física, e fez um jogo apagado. Depois de os donos da casa abrirem o placar com Gandelman, foi Solet quem converteu o pênalti sofrido por Zemura. Nos acréscimos da segunda etapa, Banda acertou uma cobrança de falta fantástica e anotou o gol da vitória que dá fôlego aos comandados de Eusebio Di Francesco.

Gambar artikel:24ª rodada: a Inter atropelou o Sassuolo e seguiu firme na liderança da Serie A

Vivendo ótimo momento, Krstovic impulsionou a Atalanta na briga por vaga em competições europeias (Getty)

Verona 0-0 Pisa

Tops: Edmundsson (Verona) e Touré (Pisa) Flops: Niasse (Verona) e Meister (Pisa)

O Verona não vencia havia oito jogos; o Pisa,havia 12. Nenhuma das equipes marcara na rodada anterior – e assim continuaram. No Marcantonio Bentegodi, pouco aconteceu na partida que abriu a 24ª rodada. Um dos piores jogos da Serie A nos últimos anos foi protagonizado por dois times que, simplesmente, estão produzindo muito abaixo do que a competição exige. Não à toa, ambos estrearam novos treinadores na sexta.

Com a demissão de Alberto Gilardino, os nerazzurri optaram por um rosto conhecido de quem acompanha o calcio: Oscar Hiljemark. Sim, o ex-meia de Palermo e Genoa, que, com apenas 33 anos, assumiu a responsabilidade de tentar tirar o Pisa da zona de rebaixamento. Assim como ocorria com seu antecessor, mostrou que a equipe toscana sabe competir, mas dificuldade de vencer. Moreo e Caracciolo tiveram as melhores oportunidades e pararam em Montipò. O interino Paolo Sammarco não teve grandes razões para celebrar sua estreia pelo Hellas.

Milan-Como

Adiado para o dia 18 de fevereiro, em virtude da indisponibilidade de San Siro, palco da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Seleção da rodada

Corvi (Parma); Bisseck (Inter), Mancini (Roma), Akanji (Inter); Zappacosta (Atalanta), Fagioli (Fiorentina), Ordóñez (Parma), Dimarco (Inter); Malen (Roma), Højlund (Napoli), Lautaro (Inter). Técnico: Cristian Chivu (Inter).

Lihat jejak penerbit