MundoBola Flamengo
·5 September 2025
5 viagens inesquecíveis da torcida do Flamengo pelo mundo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 September 2025
A Nação Rubro-Negra invadiu estádios ao redor do mundo. Relembre cinco viagens históricas que marcaram gerações.
62 mil pessoas acompanharam o espetáculo do Flamengo diante do Liverpool, na final do Mundial de 1981. De acordo com relatos da época, a grande maioria era formada por torcedores rubro-negros, entre brasileiros que viajaram e japoneses que adotaram o Fla naquela decisão. O Mais Querido venceu por 3 a 0.
38 anos depois, o Flamengo voltou a conquistar um grande título internacional: Libertadores. A Conmebol informou que 26 mil rubro-negros estiveram em Lima, no Peru, para acompanhar a final vencida pelo Mengão diante do River Plate, por 2 a 1.
Já em Montevidéu, no Uruguai, a Nação Rubro-Negra colocou 13 mil torcedores para assistir a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras. No entanto, desta vez, o final foi triste para o Mengão, já que os paulistas venceram pelo placar de 2 a 1, na prorrogação.
Cerca de 174 mil torcedores do Flamengo acompanharam os jogos do Mais Querido na Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. Como o Rubro-Negro jogou quatro partidas, a média é de 43 mil pessoas. A Nação deu um show de incentivo e foi fundamental para virada por 3 a 1, diante do Chelsea, na fase de grupos.
Relatos na imprensa do Catar apontaram a presença de 10 a 15 mil torcedores do Flamengo nos jogos diante de Al-Hilal e Liverpool, no Mundial de Clubes de 2019. O Mengão foi vice-campeão, perdendo para os ingleses na final.