90min
·5 Februari 2025
In partnership with
Yahoo sports90min
·5 Februari 2025
A movimentada janela de transferências do futebol europeu foi encerrada no início desta semana, com as equipes de Premier League, LaLiga, Serie A Italiana, Ligue 1 e Bundesliga buscando seus últimos reforços e acertando vendas pensando em reforçar o aspecto financeiro para investir mais na próxima temporada.
Pensando nisso, o 90min separou uma lista com as principais movimentações que ocorreram nas últimas semanas da janela, destacando alguns nomes que você tenha “deixado passar” devido ao alto fluxo de informações.
Santiago Giménez é o novo reforço no ataque do Milan / Soccrates Images/GettyImages
Com objetivo de reforçar o elenco para a disputa dos playoffs da UEFA Champions League, o Milan anunciou a contratação de Santiago Giménez pelo valor de 32 milhões de euros (R$ 194 milhões), em contrato válido até 30 de junho de 2029, junto ao Feyenoord. Curiosamente, os dois clubes estarão se enfrentando nas próximas semanas pela liga continental. Vale destacar que Gimenez perdeu boa parte da última temporada por lesão, mas retornou em grande estilo marcando 16 gols em 19 jogos pelo clube holandês em 2024/25.
Álvaro Morata deixou o Milan para acertar com o Galatasaray / Marco Canoniero/GettyImages
A chegada de Santiago Giménez ao Milan possui conexão direta com a saída de Álvaro Morata para o Galatasaray. Em contrato de empréstimo inicial válido por 18 meses com opção de compra imediata por 9 milhões de euros (R$ 54 milhões), Morata chega ao clube rival do Fenerbahçe (treinado por José Mourinho) para disputar titularidade ao lado de Victor Osimhen e Mauro Icardi, sendo este um grande reforço pensando no mata-mata da Europa League.
Bennacer ficou sem espaço no Milan e foi negociado com Olympique de Marselha / Marco Luzzani/GettyImages
Mantendo a alta movimentação no mercado europeu, o Milan também negociou Ismael Bennacer com o Olympique de Marselha. Outrora considerado um dos melhores meio-campistas da Serie A Italiana na campanha que rendeu o título nacional rossonero em 2021/22, Bennacer caiu muito de produção principalmente na temporada passada. Devido às chegadas de reforços no meio-campo (com destaques para Fofana, Usah e Reijnders), o volante perdeu espaço no elenco, sendo emprestado ao clube francês até o fim da atual temporada.
Florian Grillitsch é a grande aposta de Ronaldo no Valladolid / Daniel Kopatsch/GettyImages
Uma das contratações mais silenciosas no último dia de mercado foi executada pelo Valladolid, com a chegada de Florian Grillitsch. O clube comandado pelo brasileiro Ronaldo aposta na chegada do austríaco de 29 anos via empréstimo até junho pensando em escapar de mais um rebaixamento em LaLiga. Desde 2017, o meio-campista possui duas passagens pelo Hoffenheim (em 2023, esteve no Ajax) acumulando mais de 200 jogos pelo clube e sendo um dos jogadores mais convocados para a seleção da Áustria desde então.
Arthur Vermeeren não possui mais vínculo com o Atlético de Madrid / RONNY HARTMANN/GettyImages
Considerado anteriormente como uma das maiores promessas do futebol europeu, Arthur Vermeeren deixou o Atlético de Madrid em definitivo nesta janela devido à falta de espaço no elenco de Diego Simeone. O Atleti havia emprestado o jovem de 19 anos para o RB Leipzig, que cumpriu cláusula obrigatória de compra em janeiro deste ano.
Milan Skriniar já estreou com a camisa do Fenerbahçe / Ahmad Mora/GettyImages
O interesse de Milan Skriniar pelo Fenerbahçe chegou a causar muita repercussão, mas a demora na conclusão da negociação fez com que muitos pensassem que ela não seria fechada. Depois de muito imbróglio causado pelo PSG, os franceses enfim conseguiram negociar o atleta com a equipe comandada pelo técnico José Mourinho, onde certamente terá mais espaço do que os 471 minutos disputados na Ligue 1, sem ter entrado em campo na Champions League.
Marcus Edwards trocou a elite de Portugal pela 2ª divisão inglesa / Eurasia Sport Images/GettyImages
Uma das últimas contratações anunciadas oficialmente foi a de Marcus Edwards, que deixou o Sporting para atuar no Burnley. Esta negociação confirma a força do futebol inglês, com nomes de clubes da elite de alguns países da Europa optando por atuar na segunda divisão do país (Championship) e pensando em garantir vaga na próxima temporada da Premier League.