Zerozero
·22 Februari 2026
A orquestra de canhotos de Rui Borges: vitória no Minho inclinou para a esquerda

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 Februari 2026

O Sporting CP venceu e convenceu em Moreira de Cónegos. Com uns esclarecedores 3-0, os leões regressaram aos jogos sem o credo na boca, não sendo preciso qualquer tipo de estrelinha ou constelação a aparecer na parte final da partida. Trincão, Geny e Suárez marcaram os golos de um jogo dominado pelos leões na sua íntegra.
Sem Pedro Gonçalves, um indiscutível quando está disponível, Rui Borges apostou no trio ofensivo no apoio ao avançado da vitória em Arouca. Três canhotos: Geny Catamo pela direita, Francisco Trincão ao centro, Luis Guilherme pela esquerda.
Já é um dado adquirido que a equipa leonina conta no seu plantel com qualidade em abundância, principalmente no que toca a jogadores canhotos. Habitualmente conotados como jogadores com um trato diferente com a bola - nem que seja a nível estético -, aqueles que têm o pé esquerdo como o preferencial fizeram a diferença em Moreira de Cónegos.
Olhando para o plantel no seu todo, Rui Borges tem à sua disposição dez jogadores de campo canhotos, um número pouco habitual, pois costuma existir uma supremacia destra no que ao futebol diz respeito. Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Mangas, Daniel Bragança, João Simões, Luís Guilherme, Francisco Trincão, Geny Catamo, Quenda e Nuno Santos. A estes, podemos juntar Rui Silva.
Passando para o jogo propriamente dito, foram os canhotos quem desconcertaram a defensiva cónega. Até o lado preferencial dos ataques foi o esquerdo.
Os leões começaram desde muito cedo a criar perigo, fruto das combinações de Maxi Araújo e Luis Guilherme. Os dois sul-americanos combinaram de forma exemplar e criaram muitas situações de superioridade para com o lateral direito contrário, Dinis Pinto. Foi por aí que apareceram praticamente todas as situações de perigo da turma de Alvalade.
Aos seis minutos, Luís Guilherme combinou com Maxi, mas o cruzamento saiu ligeiramente adiantado para Suárez desviar. Aos 15´, Francisco Trincão respondeu de cabeça a um cruzamento de Maxi, mas saiu à figura. Aos 31´, Maxi Araújo apareceu na área pela esquerda, mas apareceu um corte. Na compensação do primeiro tempo, Luís Guilherme trabalhou pela esquerda e cruzou rasteiro para um remate rasteiro de Suárez.
Um primeiro tempo com o nulo, mas com uma dinâmica ofensiva do Sporting que já fazia prever o que viria a chegar na metade complementar.
A abrir a segunda parte, começou o show de uma equipa às direitas, mas com uma inclinação à esquerda.
Primeiro, Luís Guilherme recuperou a bola em zona alta do campo, serviu Maxi Araújo e o uruguaio cruzou atrasado para Francisco Trincão inaugurar o marcador. Os três destaques do primeiro tempo a materializarem em golo o bom jogo que estavam a desempenhar.
Pouco depois, a obra de arte de Geny Catamo deu um brilho ainda maior à exibição dos canhotos leoninos. O moçambicano recebeu pela direita e, no movimento que tanto gosta de fazer, cortou para dentro e colocou com o pé esquerdo a bola no ângulo do lado contrário. Absolutamente primoroso, digno de emoldurar num museu.
Para fechar as contas, um canto à direita batido pela canhota de Trincão, Inácio desviou para o segundo poste e o suspeito do costume, Luis Suárez, atirou um míssil para o fundo das redes.
Outro dado curioso foi o facto de Rui Borges ter conseguido juntar sete canhotos ao mesmo tempo nos onze em campo. Aquando da saída de Morita, o Sporting ficou com Rui Silva, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Bragança, Luis Guilherme, Trincão e Geny Catamo em campo.
Algo raro numa equipa, mas não inédito e muito menos caso único neste Sporting, que até já conseguiu colocar oito canhotos de início esta temporada. Foi em Arouca, quando Rui Borges lançou no onze inicial Rui Silva, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Maxi Araújo, João Simões, Luis Guilherme, Trincão e Geny Catamo. Guilty pleasure de Rui Borges?
O que é certo é que a orquestra, mesmo não sendo equilibrada, toca afinada. Inclinada para a esquerda, mas sem desviar do objetivo: rumar ao tricampeonato.
Langsung


Langsung


Langsung


Langsung



































