A Roma superou expulsão, empatou com o Panathinaikos e foi às oitavas da Europa League | OneFootball

A Roma superou expulsão, empatou com o Panathinaikos e foi às oitavas da Europa League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·30 Januari 2026

A Roma superou expulsão, empatou com o Panathinaikos e foi às oitavas da Europa League

Gambar artikel:A Roma superou expulsão, empatou com o Panathinaikos e foi às oitavas da Europa League

A Roma transformou uma noite que caminhava para o desastre em alívio. Com um jogador a menos desde os 15 minutos, a equipe italiana buscou um empate por 1 a 1 em Atenas, segurou a pressão do Panathinaikos e garantiu a vaga direta às oitavas de final da Europa League. O gol sofrido no segundo tempo chegou a tirar momentaneamente os giallorossi do G8, mas a reação nos minutos finais foi suficiente para que os romanos evitassem os playoffs, fechando a fase de liga no limite necessário para garantir um mês de fevereiro sem compromissos por copas.

Na última rodada da fase de liga do torneio continental, a Roma precisava apenas de um empate para confirmar a vaga direta nas oitavas. O adversário era tradicional: o Panathinaikos, treinado pelo experiente e multicampeão Rafa Benítez, ex-Inter e Napoli, e recheado de atletas com passagem pela Itália – nove, no total; Lafont, Touba, Kyriakopoulos, Calabria, Jedvaj, Renato Sanches, Djuricic, Dessers e Swiderski. Entretanto, contrariando o cartaz do elenco, que conta ainda com nomes como Pellistri e Bakasetas, o PAO atravessa temporada irregular no cenário europeu. Assim, a comissão técnica giallorossa optou por preservar titulares e dar minutos a jogadores menos utilizados, como o goleiro Gollini, que atuara pela última vez em 2024 e, enfim, pôde estrear pela Loba.


Video OneFootball


Mesmo com o Olímpico de Atenas em obras e capacidade reduzida, o ambiente foi intenso, com boa presença das duas torcidas – que, inclusive, cultivam amizade de longa data, conforme ficou evidenciado pelas faixas irmanadas nas arquibancadas. Desde os primeiros minutos, a Roma de Gian Piero Gasperini assumiu o controle territorial. Logo no primeiro lance, Tsimikas recebeu em velocidade após contra-ataque iniciado por Pellegrini e finalizou forte, exigindo defesa de Lafont. Aos 7, Soulé aproveitou erro na saída de bola do adversário, serviu Pellegrini, que driblou um marcador e chutou com desvio para fora. O domínio era evidente.

Gambar artikel:A Roma superou expulsão, empatou com o Panathinaikos e foi às oitavas da Europa League

Na Grécia, tivemos um embate entre Gasperini e Benítez (Arquivo/AS Roma)

Aos 11, em cobrança de falta de Pellegrini, Ziolkowski não conseguiu aproveitar boa chance dentro da área. O Panathinaikos tinha dificuldades para sustentar posse ou criar superioridade, enquanto o “mistão” romanista jogava com intensidade e organização. O cenário mudou radicalmente aos 15 minutos. Pantovic recebeu lançamento longo, ganhou profundidade e foi puxado por Mancini. Após revisão do VAR, o zagueiro foi expulso por ter impedido clara ocasião de gol dos gregos.

Com superioridade numérica, o time helênico passou a equilibrar a posse e a frequentar mais o campo ofensivo. Ainda assim, a Roma se manteve sólida defensivamente. Palmer-Brown cabeceou para fora aos 21 e El Aynaoui respondeu com finalização colocada, mas sem perigo aos 25. A melhor chance da primeira etapa veio aos 37, quando Katris acertou o travessão. Antes do intervalo, Pisilli ainda testou fraco para defesa tranquila de Lafont, mantendo o 0 a 0.

No segundo tempo, o desgaste físico e a inferioridade numérica passaram a pesar contra a Roma – ainda que, aos 56, Tsimikas tenha cruzado e Çelik finalizado de primeira, para fora. Três minutos depois, o Panathinaikos abriu o placar: após desvio equivocado de Ghilardi, que tentou recuar uma bola espirrada no meio-campo, Taborda aproveitou a sobra, driblou o próprio zagueiro e bateu por baixo de Gollini. O gol, além de mudar o jogo, empurrou momentaneamente a Roma para a nona posição na classificação geral.

Gambar artikel:A Roma superou expulsão, empatou com o Panathinaikos e foi às oitavas da Europa League

Elemento surpresa, Ziolkowski marcou o gol que deu folga aos giallorossi na Liga Europa durante fevereiro (Arquivo/AS Roma)

Diante do risco, Gasperini reagiu com as entradas de Rensch e Wesley, buscando velocidade e profundidade. Aos 64, o holandês recebeu ótimo lançamento de Ghilardi, saiu livre, mas tentou encobrir Lafont e desperdiçou a chance. A insistência, porém, foi recompensada aos 82 minutos. Pisilli cruzou da direita, Katris desviou contra a própria meta, e Ziolkowski apareceu para cabecear sem chances para o goleiro, decretando o empate. Se a defesa romanista só havia dado calafrios à torcida durante a noite, um de seus elementos, que não se envolvera nas falhas anteriores, aparecia para tranquilizar a situação e aliviar a barra dos colegas.

Na reta decisiva do jogo, o Panathinaikos ainda tentou pressionar. Zaroury arriscou de fora da área no último lance, com a bola passando perto da meta defendida por Gollini. O apito final confirmou um empate sofrido, mas suficiente para os objetivos romanistas.

Com o resultado, a Roma assegurou a oitava colocação e a vaga direta às oitavas de final, evitando os playoffs. O Panathinaikos, apesar de ter sonhado com a vitória e da boa atuação após a expulsão, seguirá na competição através dos playoffs, nos quais enfrentará Nottingham Forest ou Viktoria Plzen. Os italianos, por sua vez, deixaram o Olímpico ateniense com moral elevado. Mesmo com reservas e adversidade extrema, a equipe mostrou capacidade de resistência – e agora poderá encarar o mata-mata com força máxima, reforçando seu status de favorita a um título inédito em sua galeria de troféus.

Lihat jejak penerbit