Zerozero
·16 Januari 2026
Académico recorre à frieza de Clóvis para bater a UD Leiria

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 Januari 2026

Após ficar em branco nos últimos cinco jogos, o goleador André Clóvis reencontrou, esta sexta-feira, o caminho para os golos, rubricando os tentos da vitória (2-0) do Académico frente à UD Leiria - em jogo a contar para a 18.ª jornada da II Liga.
A partida tornou-se interessante e cativante desde os primeiros minutos, já que ambas as equipas protagonizaram um ritmo de jogo acelerado, com bastantes oportunidades de perigo para cada um dos lados. O Académico foi o primeiro conjunto a assustar, por intermédio de Soufiane Messeguem, que atirou à trave na sequência de um potente remate em arco.
Os minutos seguintes foram pautados pela insistência ofensiva, tanto dos caseiros como dos visitantes, sendo que as duas formações ocuparam, frequentemente, terrenos mais avançados. A UD Leiria focou-se em jogadas assentes em passes curtos, ao primeiro toque, sendo que o Académico procurou atacar a profundidade com passes longos e venenosos.
Ainda que o primeiro tempo tenha sido nulo no que ao número de golos diz respeito, a segunda metade do confronto trouxe muita emoção. Logo a abrir, Luís Silva encontrou André Clóvis na profundidade, com um passe sublime, e o avançado brasileiro demonstrou frieza no cara a cara com Jakob Odehnal, inaugurando o marcador com um remate certeiro.
Daí em diante, o ritmo arrefeceu - talvez em demasia - e o número de oportunidades de perigo reduziu de forma drástica. A turma de Viseu conseguiu resguardar a vantagem durante largos minutos, antes de voltar a balançar as redes contrárias ao cair do pano. Perto do fim, Samba Koné encontrou André Clóvis na zona do segundo poste e o avançado bisou, reafirmando o seu estatuto de melhor marcador da divisão em questão.
O emblema orientado por Sérgio Fonseca situa-se, desta forma, no segundo posto da tabela, com 32 pontos, sendo este um dos projetos mais interessantes do segundo escalão luso - a subida pode bem ser uma realidade no futuro próximo. A UD Leiria, por sua vez, encontra-se no sexto posto, com 24 pontos.

Onze do Académico:
Domen Gril, Robinho, Nikos Michelis, Anthony Correia, Gustavo Costa, Soufiane Messeguem, Luís Silva, Álvaro Zamora, Cihan Kahraman, João Guilherme, André Clóvis

Onze do UD Leiria:
Jakob Odehnal, Miguel Maga, Marcelo, José Pedro, Marc Baró, Daniel Borges, Miguel Pires, Pablo Fernández, Juan Muñoz, Diogo Martins, Dieu Michel
1':

Começou a partida! Apito inicial no Fontelo, segue o Académico com a posse de bola!
3':

Soufiane Messeguem (Académico) remata à barra!!!
O camisola '14' aproveitou o espaço que tinha após a conversão de um pontapé de canto e tentou, com um remate em arco, surpreender, acertando em cheio na trave! Que perigo!
9':

Académico: Anthony Correia
aproveita um ressalto no coração da área, depois de um pontapé livre ser convertido para o interior da área, mas o central do Académico atira ligeiramente ao lado!
14':

UD Leiria: Dieu Michel
fica na cara de Domen Gril e desperdiça de forma inacreditável! O camisola '86' da UD Leiria tinha tudo para inaugurar o marcador, mas lançou à figura do guardião, que deu o corpo às balas e travou o lance com uma bela defesa!
22':

Jogo bastante animado no Fontelo! Ambas as equipas já protagonizaram diversas jogadas de perigo e têm estado bastante ligadas à ficha nestes primeiros 25 minutos da partida, que promete ser quentinha até ao final. É difícil atribuir superioridade a qualquer um dos conjuntos, visto que tanto Académico como UD Leiria têm estado envolvidos na criação de jogadas de perigo.
29':

Juan Munoz introduz o esférico na baliza do Académico, mas a jogada já estava interrompida devido a falta ofensiva.
34':

Duelo com algumas quebras nos últimos minutos, devido a confrontos acesos e trocas de palavras entre jogadores adversários.
45 +2':

Primeira parte com duas faces. A primeira metade foi pautada por um ritmo acelerado, com diversas oportunidades de perigo para os dois lados, ao passo que a segunda metade ficou marcada por um ritmo mais lento, sem grandes oportunidades e com diversos confrontos entre adversários. Jogo em aberto para o segundo tempo.
46':

GOLO Académico! André Clóvis marca
André Clóvis marca o seu 13º golo na prova (18 jogos) André Clóvis marcou o seu 67º golo na equipa (132 jogos)
Assistência sublime de Luís Silva, que encontra André Clóvis na profundidade. O homem golo do Académico não desperdiçou no confronto com o guardião contrário e atirou para o fundo das redes!
48':

VAR confirma:
tudo legal no lance do golo!
64':

Académico: Cihan Kahraman
recebe à entrada da área e atira forte, sendo que a bola passa ligeiramente ao lado da baliza contrária!
90 +2':

GOLO Académico! André Clóvis marca
André Clóvis marca o seu 14º golo na prova (18 jogos) André Clóvis marcou o seu 68º golo na equipa (132 jogos)
Samba Koné coloca a bola na zona do segundo poste, onde aparece André Clóvis, com frieza na finalização, para sentenciar esta partida! Está endiabrado André Clóvis!
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida.
Melhor em campo:

André Clóvis (AVFC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.









































