MundoBola
·13 Januari 2026
Aguirre, treinador do Peñarol, cita vitória sobre Flamengo ao comentar disparidade econômica na América do Sul

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·13 Januari 2026

Para mostrar que não tem medo dos brasileiros, o técnico Aguirre deu uma entrevista lembrando vitórias recentes sobre rivais do país. Entre eles, o Flamengo, que foi eliminado pelo Peñarol na Libertadores 2024.
De acordo com o técnico do Peñarol, não existe uma grande disparidade financeira entre os grandes sul-americanos de fora do Brasil com os brasileiros.
Todos sabem que, hoje, o Brasil é o país de maior investimento nos clubes de futebol. Aguirre concorda, mas afirma não enxergar tanta diferença dentro de campo.
Para ilustrar, ele cita uma vitória sobre o Flamengo. Aguirre assumiu o comando do Peñarol em 2023, e, no ano seguinte, ele enfrentou o Mengão nas quartas de final da Copa Libertadores.
O Flamengo perdeu o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã. Fora de casa, o time, então comandado por Tite, não conseguiu marcar e o empate por 0 a 0 deu a classificação ao Peñarol.
Aguirre cita ainda Botafogo e Atlético-MG como clubes brasileiros que foram derrotados pelo seu Peñarol nos últimos anos. Para ele, o investimento maior não garante necessariamente equipes muito melhores dentro de campo.
"Não acredito que os brasileiros tenham mais poder econômico do que River Plate e Boca Juniors. Sabemos que é difícil, mas se pode ganhar deles. Nas últimas Libertadores, com Peñarol, nós ganhamos o Flamengo, o Botafogo, Altético-MG... Sei que têm um investimento dez vezes maiores do que o nosso, mas não há tanta diferença para mim", diz o técnico Aguirre.
Apenas das declarações de Aguirre, a disparidade financeira faz, sim, muita diferença. O Peñarol pode ter conseguido uma vitória contra o Flamengo, mas, em geral, é o Rubro-Negro quem chegou em quatro finais de Libertadores em seis anos, enquanto o Peñarol não consegue brigar com afinco por títulos importantes ao nível continental.
No Transfermarkt, o elenco do Peñarol é avaliado em 34,3 milhões de euros, enquanto o Flamengo tem elenco de mais de 188 milhões de euros. Ou seja, uma diferença de 154 milhões de euros. O elenco rubro-negro ultrapassa os R$ 1,1 Bi, e os uruguaios têm time de R$ 213 milhões, uma distância absurda e que faz toda a diferença dentro de campo.









































