Análise: Palmeiras é dominado por apatia e tem noite para esquecer em vexame contra o Novorizontino | OneFootball

Análise: Palmeiras é dominado por apatia e tem noite para esquecer em vexame contra o Novorizontino | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·21 Januari 2026

Análise: Palmeiras é dominado por apatia e tem noite para esquecer em vexame contra o Novorizontino

Gambar artikel:Análise: Palmeiras é dominado por apatia e tem noite para esquecer em vexame contra o Novorizontino

“Que seja um abre olhos para todos”, disse o técnico Abel Ferreira durante a breve coletiva de imprensa após o vexame do Palmeiras na noite da última terça-feira. Irreconhecível, o Verdão foi dominado pela apatia na goleada por 4 a 0 para o Novorizontino, fora de casa, pela quarta rodada do Paulistão. O elenco alviverde teve uma “noite para esquecer”, como diz o ditado, mas precisa ligar o sinal de alerta já neste início de temporada para evitar mais um ano sem títulos.

Primeiro tempo terrível

Abel deu sequência ao rodízio promovido e mandou a campo um time misto, com o retorno de alguns titulares, entre eles Veiga e Murilo. O Palmeiras começou a partida tomando a iniciativa e com a posse de bola. Entretanto, a equipe alviverde não mostrou muita inspiração nos primeiros minutos, com pouca aproximação na saída de bola e pouquíssimo aproveitamento do espaço pelos lados do campo, forçando muito o jogo pelo meio.


Video OneFootball


O Alviverde, porém, não conseguiu crescer no setor ofensivo. A equipe encontrou dificuldades para sair jogando, muito pela pressão bem feita do Novorizontino e começou a sofrer defensivamente. Os donos da casa ainda aproveitaram a bola aérea para abrir o placar. A defesa do Verdão pareceu ter uma pane completa e Robson apareceu livre dentro da área, completando de cabeça após escanteio. O Palmeiras, como um todo, esteve desorganizado e desatento nos primeiros 25 minutos.

A produção ofensiva do Palmeiras no primeiro tempo foi praticamente nula. O time alviverde teve a posse, mas demorou a criar chances de perigo e não conseguiu ter o mesmo volume dos jogos anteriores, errando muito também nas tomadas de decisão e abusando das bolas longas. A melhor chance da equipe veio aos 36 minutos, quando Riquelme Fillipi cabeceou para defesa de Jordi.

Sem rumo em todos os aspectos táticos e técnicos, o Palmeiras, quando ensaiava mostrar algum sinal de vida, ainda viu a situação piorar com o segundo gol do Novorizontino. A defesa não se encontrou na marcação e deu muita liberdade para os rivais. Mayk partiu sozinho pelo lado direito e cruzou na segunda trave. Piquerez e Murilo ‘bateram cabeça’ e Robson apareceu livre nas costas do lateral, batendo de primeira. Em suma, a postura do Verdão deixou muito a desejar no primeiro tempo.

Palmeiras irreconhecível

Mesmo com a atuação ruim na etapa inicial, Abel optou por não mexer muito no time. A única alteração foi a entrada do jovem Benedetti na vaga de Murilo. O Palmeiras pareceu voltar do intervalo com um pouco mais de volume, mas parou nos poucos espaços cedidos pela defesa do Novorizontino nos primeiros minutos. Ainda assim, o que se viu foi um time mais combativo no meio-campo.

Diante do prejuízo no placar, Abel promoveu mais mudanças na equipe e colocou dois atacantes na esperança de buscar o resultado. Contudo, quando o Palmeiras pensava em ensaiar uma reação, o Novorizontino chegou ao terceiro gol em uma falha individual de Luighi, que havia acabado de entrar. O atacante errou na saída de bola e Robson, atento, completou o hat-trick.

O terceiro gol foi o início do fim do Palmeiras, que já se encontrava sem nenhuma vontade de permanecer em campo. O clube alviverde viu o terceiro gol como um balde de água fria e, logo depois, o Novorizontino chegou ao quarto, jogando a última pá de cal no Verdão. Benedetti errou na saída de bola e Léo Naldi lançou Hélio Borges, que bateu colocado e fechou o vexame em 4 a 0.

O cenário é de tragédia no Palmeiras após a goleada sofrida? A tendência é que não seja, uma vez que a equipe tem uma boa pontuação na tabela e vinha de três vitórias consecutivas. Este elenco já mostrou que sabe sair de situações complicadas, e tem uma boa oportunidade para dar uma resposta no clássico contra o São Paulo, agendado para este fim de semana.

Contudo, mais do que machucar o torcedor, a goleada para o Novorizontino reabriu o espaço para fortes questionamentos aos trabalho de Abel Ferreira. Na temporada passada, o treinador foi muito criticado por parte da torcida e chegou até a ser xingado por torcedores no Allianz Parque durante a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil. Resta saber, agora, como o técnico e o elenco irão encarar esse duro golpe.

Situação na tabela

Com o resultado, o Palmeiras amargou a primeira derrota no Campeonato Paulista e perdeu a chance de assumir a liderança, o que poderia acontecer em caso de vitória e tropeço do Red Bull Bragantino. O Alviverde caiu para a terceira posição, permanecendo com os mesmos nove pontos do início da rodada.

Essa também foi a pior derrota da era Abel Ferreira. Durante os cinco anos de clube, o treinador nunca havia sofrido um revés por quatro gols de diferença.

Próximos jogos do Palmeiras

  1. Palmeiras x São Paulo (quinta rodada do Paulista)
  2. Data e horário: 24/01 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
  3. Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
  1. Atlético-MG x Palmeiras (primeira rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 28/01 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
  3. Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Lihat jejak penerbit