Nosso Palestra
·12 Mei 2025
Análise: Palmeiras se mantém na liderança sob atmosfera singular na Arena Barueri

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·12 Mei 2025
O Palmeiras venceu o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro no apagar das luzes em uma noite gelada na Arena Barueri. O frio, no entanto, não foi empecilho para a quebra no recorde de público do estádio. 29.709 torcedores lotaram as arquibancadas e foram cruciais para a vitória que manteve a liderança no torneio nacional.
Dona de uma atmosfera que a muito tempo não se via em uma vitória do Verdão, a Arena Barueri pulsou como nos seus dias mais especiais, na partida que marcou não só o recorde de público, mas também uma postura de política de preços acessíveis, com ingressos a começar de R$20. De tão bom, o roteiro pareceu até escrito por um torcedor palmeirense.
Em um jogo duríssimo e contra um adversário que lutou até o fim e fez muito cera para segurar o 0 a 0 – e que não facilitou a vida da equipe de Abel Ferreira – o Palmeiras venceu o São Paulo, na noite deste domingo (11), com um gol nos acréscimos de Vitor Roque. Vitória, sim, da união entre estádio e torcida. Mas longe de ser apenas deles.
Solta a carta, Tigrinho. O principal reforço do Palmeiras para a temporada 2025 marcou o terceiro gol nos últimos três jogos da equipe – já havia marcado na vitória por 1 a 0 contra o Vasco e no triunfo por 2 a 0 contra o Cerro Porteño. Ele saiu do banco de reservas para decidir e deixou o gramado com o nome gritado pela torcida.
Com a capacidade máxima do estádio preenchida, a pressão de quase 30 mil vozes cantando e todos em pé nas cadeiras proporcionou aos atletas e comissão técnica o que melhor de si – muito apoio. Situação avessa a própria Arena Barueri dos últimos dois anos, quando o Verdão não passava dos 20 mil torcedores no local.
O clima foi superior aos jogos do Palmeiras no Allianz Parque em 2025. O local, que vive a política de encarecimento dos ingressos, tem sido alvo de críticas justamente pelo volume da torcida, que se concentra apenas no canto das organizadas. Em uma temporada com o pior aproveitamento em casa na Era Abel Ferreira, inferior a 50%, o volume e a atmosfera se tornam cruciais.
Na coletiva de imprensa após o apito final, João Martins, auxiliar de Abel e responsável pela entrevista na ausência do treinador, expulso ainda no primeiro tempo, comentou sobre o ambiente na Arena Barueri na noite deste domingo. No entanto, destacou sobre o desejo de voltar ao Allianz Parque.
-Foi a primeira vez que vimos a Arena Barueri realmente cheia, parece. Geralmente são 11, 12 mil torcedores, o que deixa o clima mais frio. Hoje foi diferente. O gramado está impecável, cinco estrelas, os jogadores gostam de vir aqui. Mas o Allianz é o Allianz, é a nossa casa. – finalizou.
Por fim, após o apíto que encerrou o duelo, elenco e comissão técnica do Verdão– e foram batizados pelo espírito do estádio em partida que terminou com comemoração digna de conquista.
Compreensível: afinal, foram três pontos que mantém um Palmeiras cada vez mais líder e mais firme no Campeonato Brasileiro antes do Mundial de Clubes.
almeira e São Paulo em ação pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
O Palmeiras chega a 19 pontos e se mantém na liderança do Campeonato Brasileiro, à frente do Flamengo, com 17. A equipe volta a campo no torneio nacional próximo domingo (18) contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, às 16h (de Brasília).
Antes, a equipe volta a atenção para a Libertadores. Já classificado para às oitavas de final e com a liderança do Grupo G, a equipe encara o Bolívar na quinta-feira (15) às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, pela quinta rodada da competição.
Langsung