
Gazeta Esportiva.com
·24 Juli 2025
Análise: Palmeiras se recupera de 1°T apático, se aproveita de erros e garante virada importante

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 Juli 2025
Por Victória Romanelli
O Palmeiras venceu o Fluminense por 2 a 1, de virada, em jogo que marcou o fim do jejum de gols de Vitor Roque. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira saiu do Maracanã com os três pontos, confiança aumentada pelo cenário em que o jogo se desenhou, boa notícia de recuperação do camisa 9, mas também tem lições a tirar e pontos a serem corrigidos.
Não foi a primeira vez que o Palmeiras fez dois tempos completamente diferentes. Dessa vez, porém, o time teve tempo de resolver e conseguiu sair com os três pontos do duelo válido pela 16ª rodada do Brasileiro. Com o resultado, o Verdão chegou à segunda vitória seguida e subiu para terceiro lugar na tabela, com 29 pontos.
O Fluminense já não vencia há dois jogos e entrou em campo pressionado. Diante de sua torcida, aplicou uma pressão no primeiro e quase saiu com a vitória parcial no intervalo. O Palmeiras entrou em campo apático e viu o Tricolor das Laranjeiras pressionar e criar as melhores chances. Aos 36, Cano abriu o placar, em uma pancada, de pênalti, infração “boba” cometida por Facundo Torres.
Nessa primeira parte, o Palmeiras não conseguia trabalhar as jogadas nem por dentro, como explorou o jogo contra o Galo, nem por fora. E foi apenas graças a uma falha de Fábio que o Verdão empatou o jogo ainda antes do intervalo. Sosa, que entrou na vaga de Felipe Anderson, lesionado, colocou a bola na cabeça de Mauricio, que mandou em cima do goleiro.
O veterano, porém, tomou um conhecido “frango” e deixou a bola morrer no fundo do gol. O camisa 18 do Palmeiras foi titular pela segunda vez seguida e tem mostrado força para seguir entre os 11 iniciais. Efetivo, o meia está se candidatando à artilharia da equipe e tem dois gols nos últimos dois jogos.
Essa, aliás, foi a única conclusão à meta do Fluminense. Um gol que não vinha se desenhando mudou o cenário do jogo e manteve o Palmeiras vivo no intervalo. A equipe alviverde, então, voltou do segundo tempo com outra postura: maior intensidade, ligado e pressionando o Fluminense. E aos cinco quase virou, não fosse o erro da finalização de Facundo Torres cara a cara com Fábio.
A pressão na saída de bola foi amiga do Palmeiras. Aos 16, Vitor Roque aproveitou o erro no toque de Martinelli para trás, recuperou, limpou a marcação e tocou na saída de Fábio, virando o jogo. O camisa 9, então, voltou a marcar e conseguiu um gol importante. Depois disso, o Verdão até sofreu algumas investidas perigosas, mas conseguiu manter o sistema defensivo sólido, com destaque para Aníbal Moreno, que foi bem nas interceptações.
O resultado foi importante para o Palmeiras se manter entre os primeiros colocados o Brasileirão, evitando, assim, um distanciamento maior de Cruzeiro e Flamengo, por exemplo, únicos times à frente do Verdão. A Raposa é líder, com 34 pontos e dois jogos a mais que o Alviverde. Já o Rubro-Negro tem 33, com uma partida a mais.
Langsung
Langsung
Langsung