Portal dos Dragões
·16 Agustus 2025
André Villas-Boas com trabalho extra: excedentários tardam em arranjar solução

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 Agustus 2025
A gestão do plantel envolve entradas e saídas, e a SAD do FC Porto continua a trabalhar para resolver várias situações de excedentários: alguns colocados à disposição do treinador Francesco Farioli, outros a treinar à margem no centro de estágios do Olival.
Após se confirmar a cedência de André Franco ao Chicago Fire, nos Estados Unidos, Vasco Sousa poderá ser o próximo a deixar o Dragão. Segundo a imprensa nacional, o médio português deverá cumprir o primeiro empréstimo da carreira, depois de ter perdido espaço no meio-campo com as contratações de Victor Froholdt (ex-Copenhaga) e Gabri Veiga (ex-Al-Ahli Jeddah).
O Vitória SC e pelo menos mais três clubes nacionais estão na corrida pelo jogador de 22 anos, que continua a ter futuro no FC Porto – garantia dada pelo presidente André Villas-Boas, que não pretende incluir uma opção de compra no acordo. Na época passada Vasco Sousa ganhou algum protagonismo com Vítor Bruno no comando, mas acabou por perder ímpeto ao longo da temporada; uma lesão grave no joelho também condicionou a sua evolução. O contrato do jogador prolonga-se até 2027.
Para além do internacional sub‑21, o FC Porto tem outros processos em curso. Marko Grujic também pode sair, mas em definitivo. O Real Oviedo, recém‑promovido à LaLiga, terá já iniciado contactos com o clube nortenho para assegurar a compra do médio sérvio de 29 anos.
Danny Namaso permanece uma incógnita. Em teoria, o avançado camaronês de 24 anos é visto como a quarta opção para a posição de ponta de lança, atrás de Samu, Luuk de Jong e Deniz Gul. O número 19 também pode actuar pelos corredores, apesar de o seu perfil não corresponder totalmente às características pretendidas por Francesco Farioli.
O atacante tem uma avaliação de quatro milhões de euros e desperta interesse em clubes de Inglaterra e noutros mercados.
Ivan Jaime, de 24 anos, constitui outro problema para o FC Porto. O avançado espanhol não consta entre os eleitos do clube no site oficial da I Liga, embora esteja inscrito na prova – uma obrigatoriedade legal para atletas com contrato profissional.
Quem treina à parte?
Finalmente, há os casos de Romário Baró e Fábio Cardoso, ambos a treinar separadamente. Os jogadores receberam autorização para procurar novos destinos, depois das cedências na época passada a Basileia e Al-Ain, respetivamente.
Em todas estas situações, a SAD do FC Porto procura encaixar receitas para aumentar o montante de 71 milhões previsto neste verão: Francisco Conceição (32 milhões de euros), João Mário (12 milhões), Otávio Ataíde (17 milhões) e Gonçalo Borges (10 milhões). É de notar que alguns negócios poderão ser alvo de acréscimos devido a cláusulas de objetivos a cumprir.
Por outro lado, o FC Porto já despendeu 75,3 milhões de euros nesta janela de mercado, ultrapassando assim o maior investimento da história do clube, fixado nos 63,25 milhões na temporada 2019/20.