
Gazeta Esportiva.com
·31 Oktober 2025
Após 32 anos, São Paulo terá hegemonia derrubada na Libertadores

In partnership with
Yahoo sports
Gazeta Esportiva.com
·31 Oktober 2025

Pela primeira vez desde 1993, o São Paulo deixará de figurar entre os clubes brasileiros com mais títulos da Libertadores. Campeão em 1992, 1993 e 2005, o Tricolor manteve-se por 32 anos no topo do ranking nacional, sendo por muito tempo o único tricampeão do torneio entre as equipes do país.
A conquista do tricampeonato em 2005 colocou o São Paulo em um patamar isolado. Durante anos, foi o principal representante brasileiro na competição continental, símbolo de excelência e constância no cenário sul-americano. Com o passar do tempo, porém, outros gigantes começaram a igualar o feito: o Santos chegou ao tri em 2011, o Grêmio em 2017, o Palmeiras em 2021 e o Flamengo em 2022.
Mesmo assim, o São Paulo seguiu dividindo a liderança do ranking de títulos da Libertadores entre os brasileiros. Essa marca histórica, no entanto, será superada nesta temporada. A final da edição de 2025, que colocará frente a frente Palmeiras e Flamengo, garantirá que um dos dois se torne tetracampeão – o primeiro do Brasil a alcançar essa marca, deixando o Tricolor para trás.
Além de encerrar a hegemonia são-paulina, a decisão entre Palmeiras e Flamengo também simboliza o domínio recente do futebol brasileiro na Libertadores. Com as duas equipes classificadas, o torneio terá sua sétima final entre clubes nacionais, sendo a quinta em seis anos. Com exceção de 2023, todas as edições entre 2020 e 2025 tiveram decisões exclusivamente brasileiras.
Outro marco importante é que o Brasil ultrapassará a Argentina em número de conquistas da Libertadores. Atualmente, os dois países somam 25 títulos cada, mas o campeão de 2025 fará o país se isolar na liderança com 26 taças.
A grande final será disputada no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O horário ainda será confirmado pela Conmebol.









































